sexta-feira, 10 de junho de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA AL/PB CELEBRA 18 ANOS DO PRONERA



Uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, na próxima segunda-feira (13), vai discutir e celebrar os 18 anos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), política pública executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A sessão, marcada para as 12h30 no Plenário Deputado José Mariz, foi proposta pelo deputado estadual Frei Anastácio.
Devem participar da Audiência Pública representantes do Incra e de movimentos sociais do campo, alunos, professores e servidores das instituições de ensino parceiras do Programa, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Também estarão presentes representantes de órgãos e entidades ligados à educação do campo e à agricultura.
PRONERA NA PARAÍBA. Foi criado em 1998 para atender às reivindicações dos movimentos sociais, que alertavam para o alto índice de analfabetismo e os baixos níveis de escolarização entre os beneficiários da reforma agrária. O Programa tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados, acampados e quilombolas, atuando como instrumento de democratização do conhecimento no campo.
Na Paraíba, o Programa teve início em 1999 e já formou 3.582 alunos em 24 cursos. Outros quatro cursos estão em execução, beneficiando 108 alunos, sendo dois cursos de Residência Jovem (60), uma turma de graduação em Licenciatura em História (35) e uma turma de graduação em Licenciatura em Pedagogia (13).
Foram oferecidos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades de alfabetização e escolarização dos anos iniciais; cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de Agropecuária, Zootecnia, Agroindústria e Enfermagem; cursos normais de nível médio (Magistério); cursos de graduação - Licenciatura em História, Ciências Agrárias e Pedagogia; e cursos de pós-graduação em residência agrária.
Da Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB