terça-feira, 7 de junho de 2016

JANOT PEDIU A PRISÃO DE RENAN, JUCÁ E SARNEY




247 – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente José Sarney e do senador Romero Jucá (PMDB-RR), todos do PMDB, por supostamente tentarem barrar a operação Lava Jato.
Os pedidos estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há mais de uma semana, segundo reportagem de Globo desta terça-feira.
Janot também solicitou o afastamento de Renan da presidência do Senado, usando os mesmos argumentos empregados na destituição de Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara e do mandato de deputado.
A PGR se baseou nas conversas gravadas por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e delator da Lava Jato, em que os caciques do PMDB fazem comentários sobre a Lava Jato. Jucá, por exemplou, tratou da saída da presidente Dilma Rousseff como formar de “estancar a sangria” da operação.
Renan, por sua vez, defendeu mudanças na lei das delações premidas – o que já era sua posição pública. Segundo ele, uma simples opinião não pode ser criminalizada. Sarney sugeria caminhos para construir pontes entre Sergio Machado e o ministro Teori Zavascki, que passariam pelo ex-ministro do STJ César Asfor Rocha.
Para os procuradores, os áudios são muito mais graves do que as provas que levaram o ex-deputado Delcidio do Amaral à prisão, em novembro.
Em acordo de delação premiada Machado disse que distribuiu R$ 70 milhões em propina para políticos do PMDB durante os 12 anos que esteve na Transpetro. Os políticos alegam que não receberam recursos de Machado.
Comenta-se que Machado e seus familiares devolverão mais de R$ 1 bilhão em seus acordos de delação premiada. Fonte: Brasil 247.

OPINIÃO DO BLOG: É realmente difícil de acreditar que um cidadão preso e humilhado por toda a sociedade, resolva-se a levantar falsos e confirme que desviou dinheiro para cessão a outras pessoas, como no caso de Sérgio Machado. É de se indagar então o que o motivaria a enlamear os outros? Apenas atirar lama por o fazer, ou não querer assumir todos os delitos sozinho?
            Se houve participação de outras figuras da sociedade e da política, a quem Sérgio Machado repassou valores elevados e desviados do patrimônio do País, não vai querer assumir os crimes solitariamente. Isso há que se entender.
            E finalmente, não é de hoje e de ontem que se se escutam sempre pronúncias de nomes de figurões políticos brasileiros como envolvidos em falcatruas as mais diversas, inclusive envolvendo familiares.
           Agora na verdade não dá pra entender ter se realizado a prisão do senador Delcídio do Amaral por razões de desvio de dinheiro público como todos já sabem e agora fica se protelando a prisão desses três cidadãos. Ou eles nunca foram mencionados por ninguém em atos delituosos de desvio de dinheiro?
              Em sendo verdade que Sarney, Jucá e Renan estão comprometidos em negócios escusos até a alma, em quem a gente vai acreditar mais? 
               Ah, senhores, passem logo este país a limpo e sem mais delongas!