sábado, 27 de agosto de 2016

GILMAR: LULA PODE PEDIR ATÉ TRANCAMENTO DO INQUÉRITO


247 – Ao comentar o indiciamento do ex-presidente Lula pela Polícia Federal, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, fez comentários moderados e apontou eventuais caminhos no Judiciário, após uma palestra na Fundação Getúlio Vargas.

“É uma questão que está submetida à Justiça, que está tomando as providências, e à polícia. De modo que certamente deve ter sido feita a devida avaliação, mas também o ex-presidente disporá de todos os caminhos para impugnar qualquer medida, inclusive postular num eventual habeas corpus até o trancamento do inquérito, se for o caso”, diz ele. “Há uma denúncia, mas é preciso primeiro julgar, como dizia o samba, para depois condenar”, afirmou.


Gilmar disse ainda que o Brasil vive um momento de esgotamento de um modelo político. “Estamos encerrando uma fase importante de alternância de poder e de vitalidade da nossa democracia, porque foi extremamente importante que forças políticas diferentes chegassem ao poder pelas eleições, mas é claro que estamos encerrando uma fase de maneira bastante melancólica, isso é inegável. Aquilo que está sendo revelado é bastante constrangedor.” Fonte: Brasil 247.