quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

TRIBUNAL DE CONTAS E AS FESTAS MUNICIPAIS



Desde o dia 12 deste mês, o Tribunal de Contas do Estado alertou através de Ofício Circular aos 223 prefeitos da Paraíba sobre os procedimentos a serem adotados nos gastos públicos com as festas dos seus municípios.
O TCE na verdade, está preocupado com a realização de tantas despesas realizadas por prefeitos nesses períodos festivos, que em muitos casos ultrapassam todos os limites, diante da empolgação humana. E ao final de um mandato, acumulando-se os gastos todos, os prejuízos morais e econômicos são notórios.
Sempre quem paga a conta ao final de tudo, ou melhor, de atitudes irresponsáveis de muitos prefeitos são os servidores públicos que deixam de receber os seus salários em dia, além de outras vantagens como terço de férias e décimo terceiro; a população que se vê sacrificada à falta de boa educação e efetivas ações de saúde; o município que não é contemplado com obras importantes de infraestrutura em geral e, finalmente, os fornecedores que são forçados a suspender vendas na tentativa de receber velhas contas sempre pendentes que vão aos pouquinhos se encaminhando para apresentação a futuras gestões.
Resta saber se depois do alerta do Tribunal de Contas da Paraíba, ficarão os senhores conselheiros de olhos vigilantes sobre os gestores municipais, para puni-los na forma da lei, sem observância das suas exceções, em favor dos mais pobres e da classe trabalhadora tão cansada de receber calotes.