sábado, 8 de setembro de 2012

PRIVATIZAÇÃO DOS HOTÉIS DA PARAÍBA

Pesquisando como sempre, blogs e portais que considero interessantes, encontrei no Blog do Vavá da Luz, uma notícia extraída da Revista Época, de autoria do colunista Leonel Rocha, sobre o interesse do governador Ricardo Coutinho (PSB), em se desfazer dos hotéis pertencentes ao governo e espalhados por várias partes da Paraíba. É a privatização em andamento, não há a menor dúvida.

(HOTEL BREJO DAS FREIRAS)

Tendo se expressado favorável à privatização desses bens, o governador segundo o blog e Revista Época, aguarda apenas o sinal verde da EMBRATUR, para levar avante a sua ideia e fazer os encaminhamentos necessários para que o Estado se desfaça dessa “dor de cabeça”.

A nota do governo diz que o Estado tem 10 hotéis, porém somente é por ele administrado o Hotel Fazenda de Brejo das Freiras, na cidade de São João do rio do Peixe, Alto Sertão da paraíbano, sob a responsabilidade de estatal de turismo local. E os outros como se acham?

Diz o governo socialista que encontrou um verdadeiro sucateamento do patrimônio estadual. Ainda sobre os hotéis, afirma que o de Serra Branca está sendo utilizado como sede da prefeitura municipal; o da cidade de Monteiro (Grande Hotel) foi cedido à Justiça Federal; o de Conceição foi passado à polícia militar que o transformou em Quartel e o de Princesa Isabel se acha em ruínas.

Por que privatizar os poucos hotéis que ainda estão ligados ao patrimônio estadual e parece que servindo à coletividade, normalmente, embora não administrados pelo Estado? O governo não tem pessoal competente para administrar essa situação e torná-los eficientes e úteis aos paraibanos e turistas sempre presentes nas regiões mais importantes do Estado?

(ÁREA DE LAZER DO HOTEL BREJO DAS FREIRAS)

Os que estão distribuídos à Justiça Federal, Polícia Militar e Prefeitura, seria o caso de oficializar a situação. Nada mais que isso. E quanto aos outros de Brejo das Freiras, de Campina grande e Areia, por que não se continuar com eles pertencendo ao patrimônio estadual?

O governador Ricardo Coutinho afirmou na cidade de Cajazeiras, quando ali esteve no dia 19 de agosto, que para acontecer a privatização é preciso apenas fazer doação de um determinado terreno à EMBRATUR, para quitação de uma dívida, e então será aberta licitação necessária à privatização dos 10 hotéis oficiais do Estado.

Sabe-se que a Rainha da Borborema tem um evento da importância do Maior São João do Mundo, quando atrai milhares de turistas, lotando completamente toda a rede hoteleira da cidade e localizada até em cidades vizinhas. A cidade de Areia, considerada Terra da Cultura, está em franco desenvolvimento turístico atraindo pessoas do Nordeste brasileiro para participação do Caminhos do Frio, Festival de Artes, Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e o Brega Areia que pode ser revitalizado, completamente.

Disso tudo se compreende uma coisa, só falta a doação desse tão falado terreno para que o Estado perca o restinho dos seus hotéis. Cada governante vem sempre promovendo há décadas a privatização de bens do Estado e este terminará sem nada e no final, o povo não sabe quem está com boas intenções.

FONTE: BLOG DO VAVÁ DA LUZ (www.blogdovavadaluz.com)