terça-feira, 11 de setembro de 2012

PROMESSAS, ETERNAS PROMESSAS

Neste instante em que a política corre solta rumo ao momento final – 7 de outubro –, quando o eleitorado brasileiro vai às urnas para consagrar a sua vontade e eleger os seus candidatos, as plataformas administrativas divulgadas por eles, surpreendem a incautos e experientes, graças aos numerosos benefícios que anunciam pretender realizar em favor do município e de seus habitantes.

Inúmeros candidatos a vereador falam de projetos que nem mesmo os prefeitáveis teriam condições de o fazer, uma vez que as condições orçamentárias da prefeitura não seriam suficientes para sua execução. Ademais, a própria lei é muito clara quando anuncia que ao legislador mirim cabe apenas fiscalizar os gastos públicos realizados pelo gestor municipal e apresentar requerimentos e projetos, desde que não onerem a prefeitura. Em sendo assim, não tem porque se acreditar na veracidade das promessas dos candidatos a vereador que assim estão agindo, porque estão impedidos de exercer o mandato determinando gastos.

Infelizmente, a população que não tem conhecimento da lei, vai caindo na demagogia desses candidatos, podendo lhes surgir alguns sufrágios que se perderão no tempo e no espaço, por não terem sido direcionados a candidatos mais escrupulosos.

Candidatos a prefeito, estão elaborando plataformas administrativas mirabolantes, que chegam a surpreender a população. Se ao final de toda apresentação do guia eleitoral se tiver gravado todas as ideias que serão postas em prática por esse candidato, a decepção do eleitorado será enorme. São tantos benefícios e ações mencionados por esses, que nem mesmo os ministérios terão condições de liberar tantas verbas para essas “realizações”, e nem mesmo os próprios candidatos se eleitos terão facilidade para conseguir mão de obra disponível para tantas realizações.

Construções e restaurações de pontes, de prédios públicos, realização de calçamentos e pavimentações de ruas estão no dia a dia de cada prefeitável, é só ver o guia. E a saúde? Ah, essa vai ser a melhor do país, pois ao povo não faltará o médico, o enfermeiro e os medicamentos. Todos terão atendimento vip nos postos de saúde e no hospital da cidade. E se não tiver hospital, ninguém se preocupe porque estão prometendo construção de um com ambulância e UTI. Pasmem. Haja projeto e enganação.

Para os que agem dessa forma o importante é conquistar o voto e chegar ao poder, nada mais que isso. Não construir ou realizar é outra história, e ao longo do mandato vai se dando um jeitinho e empurrando com a barriga. Basta fazer uma grande festa por ano, para que o povo esqueça que foi mais uma vez enganado. E essa enganação durará quatro anos, até o período de nova eleição e novos projetos mirabolantes.

Plataformas mentirosas estão se transformando em projeto de conquista de voto.