sexta-feira, 14 de setembro de 2012

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NA PARAÍBA

Há dias, uma comissão de deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba, compôs uma comissão sob o comando do deputado Assis Quintans (DEM) e se dirigiu aos eixos Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco, compreendendo áreas encravadas na Paraíba e no estado de Pernambuco, para verificação do andamento das obras que teriam sido iniciadas em 2007, no governo Lula (PT). A previsão da conclusão dessa importante obra para os paraibanos, seria para este ano, mas pelo andar da carruagem...

Pelo que se sabe, o atraso no andamento das obras é tão forte, que o prazo para o seu término foi elastecido para 2014, confirmado pelo Ministério da Integração do atual governo Dilma Rousseff (PT).

Já em 13 de dezembro de 2011, segundo o Portal G1.globo.com, as obras da transposição se achavam muito vagarosas com construção inacabada de canaleta e sem a presença de trabalhadores na área. Pelo que se vê e sabe, vai ser preciso sempre se apelar ao governo federal para que se decida a concluir a transposição do São Francisco.


Em termos atuais, o Tribunal de Contas da União confirma que não há uma data exata para o término da obra, apesar do Ministério da Integração sempre mencionar os anos de 2014 ou 2015. Já a assessoria de comunicação desse Ministério, afirma que 40% das obras já estão concluídas e os trechos em que se acham paralisadas, serão retomadas em momento oportuno, porque em 2015 serão concluídos 81 quilômetros entre os municípios de Brejo Santo (CE) e o reservatório Engº. Ávidos em Cajazeiras (PB).

O orçamento total da obra é estimado em R$ 2 bilhões e beneficiará até 2025, cerca de 2,5 milhões de paraibanos distribuídos por 127 municípios.

FONTES: PORTAL G1.GLOBO.COM; PORTAL CLICKPB e FOLHA DO SERTÃO