terça-feira, 26 de março de 2013

A FORÇA DO POVO TRARÁ CORPO DO ALPINISTA



Noticia-se através de emissoras de rádio e redes sociais que o governo da Paraíba está financiando o translado do corpo do jovem alpinista Josenildo Correia da Silva, para o devido sepultamento na sua terra natal. 

O guarabirense Josenildo desapareceu desde o dia 6 deste mês, nas geleiras do Monte Aconcágua, na Argentina, quando em companhia de quatro outros alpinistas, desistentes da escalada, buscava chegar ao seu topo, onde deixaria fincadas em mastros próprios as Bandeiras da Paraíba e de Guarabira, certamente. As más condições do tempo ali vividas por ele, fizeram-no perder a vida. O seu corpo foi encontrado na quarta-feira, 20, por volta das 13h00, por homens que compõem a Guarda Florestal argentina, depois de exaustivas e incessantes buscas.

A sua esposa, Alessandra Pereira, que se encontra em terras argentinas desde o dia 13 deste mês, lutadora incansável para trazer o corpo do amado a esta cidade de Guarabira, deveria retornar amanhã, dia 27, porém, motivos alheios à sua vontade modificaram a data de regresso, devendo por aqui chegar entre Sexta-Feira Santa e sábado.  

O amor falou mais alto no coração de Alessandra Pereira que resolveu ir á luta para trazer o corpo do amado Josenildo para ser sepultado em Guarabira, depois que tomou conhecimento por porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), que aquele órgão não dispõe no orçamento de verba para custear o transporte de brasileiros que venham a falecer em outros países. Assim, o alpinista Josenildo não seria trazido pelo Itamaraty. 

  
A sociedade guarabirense, que já não é mais aquela de 50 anos atrás,  se comoveu e através das redes sociais e emissoras de rádio, levantou sua voz de protesto contra o Itamaraty e todos aqueles que aqui apanham votos e mais votos nos períodos eleitorais e de repente desaparecem e se calam como se tivessem perdido a fala. Surgiu inclusive a ideia feliz de se realizar uma grande cota popular, com número de conta bancária (foto) distribuída para que ali chegassem as doações espontâneas, para se arrecadar a quantia suficiente para custear as despesas do translado do corpo de Josenildo.

Ontem, finalmente, o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB), se manifestou através do facebook e comunicou que depois de dialogar com o Palácio da Redenção ou Secretaria de Estado competente,  recebeu a certeza de que o corpo do alpinista guarabirense virá para a terra que administra desde 1º de janeiro deste ano, para aqui ser sepultado, devidamente, e as custas do translado correrão por conta do governo estadual. 

Resumindo, o povo precisa saber da força que tem. É só querer e se manifestar, sempre.