sexta-feira, 15 de abril de 2016

JOÃO DIZ QUE PODERÁ DETERMINAR CONDUÇÃO COERCITIVA EM NOVA FASE DA CPI DA TELEFONIA



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, instalada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e que tem como presidente o deputado João Gonçalves (PDT), após a conclusão da primeira etapa que apurou supostas irregularidades e o mau atendimento das empresas que operam o sistema de telefonia celular no estado, inicia mais uma fase para apurar danos causados ao consumidor por parte das empresas de internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura.
De acordo com o relatório da fase inicial, as operadoras de telefonia móvel prestam um “mau” serviço e, ainda, protagonizam uma série de irregularidades. “As investigações apontam que, entre outras irregularidades, as operadoras praticam no Brasil a segunda tarifa mais cara do mundo, o que gera grandes lucros para as empresas”, revelou o presidente da Comissão, deputado João Gonçalves.
O presidente da CPI informou que as audiências nas segundas e sextas, ouvindo vários seguimentos. “Já ouvimos as dez operadoras e a CPI não acatou, porque eles não têm poder de decisão. Convocamos os proprietários que moram em outros países, e já antecipamos, vamos utilizar o CPC, se por acaso eles entenderem de não comparecimento, que poderá também ser, uma conduta coercitiva. Já entregamos o relatório do nosso trabalho nesta CPI ao Ministério Público Federal, estadual, ao TCU (Tribunal de Contas da União), entregamos ao Tribunal de Justiça um relatório da telefonia móvel, agora estamos investigando GVT, Banda Larga, telefonia fixa, internet e indícios de sonegação fiscal e evasão de receita, como a universalização da internet na telefonia nas escolas, tanto na zona rural, como na zona urbana”, finalizou. Fonte: Portal PB Agora.

OPINIÃO DO BLOG: Foi bom saber que a CPI da Telefonia Celular ainda está em pleno funcionamento na Assembleia Legislativa, tão grande é o silêncio de sua atuação e não se  tem até hoje conhecimento de nenhum resultado positivo no melhoramento de oferta de serviço de telefona móvel. Até parece que os responsáveis principais por esse tipo de serviço nada temem por blindagem natural, própria àqueles que têm muito dinheiro e enorme posição social. Diria que isso é sintomático.
Algum resultado precisa surgir dessa CPI, pois a população em geral reclama e muito da péssima qualidade dos serviços de telefonia celular na Paraíba. O povo não merece passar por essa situação, sobretudo se tem parlamentares eleitos democraticamente e capazes de exercerem mandatos responsáveis e fiscalizadores.
Quanto a CPI conduzir algum figurão ligado ao serviço de telefonia móvel a depor de forma coercitiva, por descaso a alguma convocação, não seria má ideia não. Além de fortalecer a credibilidade popular no trabalho dos seus deputados, sabe-se que o tempo urge e todos precisam receber urgentemente um serviço de excelente qualidade.