segunda-feira, 27 de outubro de 2008

LOGRADOURO

Localizado no Agreste Paraibano, cujas terras estão inseridas no Curimataú, Logradouro limita-se ao Norte com o Estado do Rio Grande do Norte, ao Sul e Leste com o município de Caiçara e ao Oeste com o município de Campo de Santana. Faz parte da Microrregião de Guarabira e a sua área é de 42,4 km², estando a 150 metros acima do nível do mar e tem como coordenadas geográficas 06°37’ de Latitude e 35°29’ de Longitude. A sua população é de 3.816 habitantes (CENSO 2007).
O lugarejo tem origens na construção de moradias de fazendeiros e comerciantes como Antônio Franciscano do Amaral, Luis Ribeiro do Amaral, Teodomiro e Francisco Gomes. A sua afirmação como Vila se deu a partir da chegada da estrada de ferro da Great Western e da construção de uma Usina de Beneficiamento de Algodão de propriedade de Abílio Dantas. As suas terras e de ouros municípios de suas cercanias, eram excelentes produtoras de algodão.

Entre Logradouro e Campo de Santana, antiga Tacima, correm águas do Rio Curimataú, temporário. O município é beneficiado pela presença de cursos d’água como riachos do Luís, Paulo Sapo, Preto e de Manoel Bento.

Em 20 de dezembro de 1961, o povoado evoluiu à condição de distrito, através da Lei 2.639, sancionada pelo governador Pedro Moreno Gondim. Por volta de 1989, os seus filhos começaram a discutir a sua evolução e emancipação política de Caiçara, pelo que em 15 de novembro de 1993, através de plebiscito, 1.059 pessoas compareceram às urnas e decidiram pela sua emancipação conforme seguintes resultados:

969 votaram SIM; 61 votaram NÃO; 24 votaram em BRANCO; 5 votaram NULO

Assim, em 29 de abril de 1994, através da Lei 5.920, Logradouro foi confirmado município paraibano, tendo a Lei sido sancionada pelo governador em exercício Cícero Lucena. As eleições para prefeito, vice e vereadores aconteceriam a 3 de outubro de 1996.


A economia desse pequeno município se sobressai através da agropecuária, em cuja região de Curimataú se desenvolve a criação de importante rebanho bovino. A cidade é contemplada com um comércio modesto, escolas estaduais e municipais, repartições públicas e de serviços, além de alguns escritórios.

Ali predomina o catolicismo embora algumas igrejas evangélicas também estejam presentes na região. A São Sebastião cabe a responsabilidade de padroeiro do município. Ao lado da igreja matriz, em altar de alvenaria, está exposta a imagem de Nossa Senhora do Desterro trazida por um pedreiro de nome Joaquim, em 1932.


Igreja matriz de São Sebastião e imagem de Nossa Senhora do Desterro