sábado, 1 de novembro de 2008

GINÁSIO E COLÉGIO ESTADUAL DE GUARABIRA

Em 1962, no governo Pedro Moreno Gondim, o Deputado Estadual Sílvio Pélico Porto, politicamente muito atuante na nossa região, influenciado pelo professor e amigo Edgardo Júlio Pereira da Silva, ex-padre marista aqui residente e lecionando nos colégios Santo Antonio e Nossa Senhora da Luz, trouxe para a cidade o Ginásio Estadual que funcionaria a partir do 1º ano ginasial e com o passar dos anos, iam surgindo as outras séries até o 4º ano.

Como Edgardo Júlio era muito influente na educação de Guarabira, instalou a primeira sala de aula e foi até o 4º ano, na Escola Técnica Santo Antonio, depois de ter escolhido o corpo docente para o novo educandário que funcionaria no turno vespertino. Em 1966, deu-se a colação de grau da primeira turma, com solenidade no centro da praça João Pessoa e baile no Clube Recreativo Guarabirense, onde atualmente funciona a Loja Maçônica Tiradentes, vizinha ao Museu de Arte Sacra.

Em 1967, esses concluintes ingressaram no 1º ano científico, já em prédio próprio, no Bairro Novo, onde atualmente funciona a Escola Estadual do Ensino Fundamental “Professor Antônio Benvindo”, funcionando nos três turnos. Futuramente esse prédio ruiu e o alunado, professores e corpo administrativo foram deslocados para outros educandários da cidade, como o prédio do colégio Paulo VI, anexo à igreja Santo Antônio, para não serem interrompidas as atividades letivas.

Alguns anos depois, o Estado construiu um outro prédio, nas proximidades do Terminal Rodoviário “Antonio Gentil de Amorim”, com o nome de Colégio Estadual “Professor José Soares de Carvalho”, entre os bairros Bela Vista e Primavera, se mantendo ali até os dias atuais. Graças aos esforços dos seus diretores, o edifício vem se modernizando gradativamente e hoje ostenta um Ginásio de Esportes para uso da sua clientela estudantil.