A prefeita Fátima Paulino abre oficialmente a Festa da Luz 2009, no sábado, 24, às 23h00, inaugurando o pavilhão à Padroeira do município. Apresentam-se à sociedade as bandas Metal Leve e Mistura Fina, duas excelentes atrações na opinião popular. Será o reencontro de gerações de guarabirenses.
As mesas e individuais, R$ 70,00 e R$ 15,00, respectivamente, já estão sendo muito disputadas, garantindo o sucesso do evento. O lucro ai obtido é repassado ao pároco Paulo José, responsável maior pela igreja de Nossa Senhora da Luz.
A partir de domingo, 25, serão iniciados os palcos “Pilõezinhos” e “Cuitegi”, nos mesmos locais dos anos anteriores (ruas transversais à av. Dr. Sabiniano Maia), das 17h00 às 02h00, diariamente, com apresentação de cantores e grupos musicais da terra, que foram prestigiados pela prefeita Fátima Paulino com a contratação de bregueiros da predileção popular:
25/JAN – Paulo Márcio;
26 – Roberto Muller;
31 – Augusto César;
01/FEV – Bartôzinho Galeno.
A abertura dos palcos principais em que se apresentarão grandes bandas e atrações, dar-se-á pela prefeita e autoridades, às 20h00 de terça-feira, 27.
27/JAN (Terça-feira) – Jota Quest (RJ), Forró do Mela Pinto (CE) e Forró Flor do Mamulengo (PB).
28/JAN (Quarta-feira) – Aviões do Forró (CE), Forró da Galega (PB) e Netinho Lins (PB).
29/JAN (Quinta-feira) – Forró do Moído (CE), Gatinha Sem Vergonha (PB) e Mauricinhos do Forró (RN).
30/JAN (Sexta-feira) – Mastruz com Leite (CE), Calango Aceso (CE) e Raio do Sol (PB).
31/JAN (Sábado) – Capital do Sol (CE), Alcimar Monteiro (PE) e Banda Aquarius (CE).
1º/fFEV (Domingo) – Desejo de Menina (PE), Parada Federal (PB) e Galera do Arrocha (PB)
02/FEV (Segunda-feira) – Procissão a partir das 16h00, com saída da Catedral de Nossa Senhora da Luz pelas principais ruas do centro da cidade, acompanhada pela Banda de Música Municipal "Raimundo Soares", sob a responsabilidade do maestro Roberto (Beto) José de Oliveira.
Ao longo de toda a área de ocupação da festa, funcionarão parques de diversões e barracas de prendas, enquanto a gastronomia regional (galinha de capoeira e à cabidela, macaxeira, inhame, feijão verde, caranguejo ao coco e ao sal, espetinhos, queijo assado no espeto, etc.) pode ser saboreada nas barracas do “Pilõezinhos” e “Cuitegi”.