Pela importancia do assunto, transcrevo na íntegra o texto divulgado pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - a quem serví até 2006 como professor assistente, quando requerí aposentadoria -, sobre a utilização da literatura de cordel no ensino da disciplina Física, "bicho papão" para tantos dos nossos estudantes.
"Alunos do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba, juntamente com um professor do mesmo curso, decidiram criar, recentemente, um grupo de estudos que une o ensino da Física à Literatura de Cordel. O objetivo é tentar mudar a insatisfação sentida pelos estudantes com alguns métodos de aprendizagem de Física em escolas do ensino médio.
"Alunos do Departamento de Física da Universidade Estadual da Paraíba, juntamente com um professor do mesmo curso, decidiram criar, recentemente, um grupo de estudos que une o ensino da Física à Literatura de Cordel. O objetivo é tentar mudar a insatisfação sentida pelos estudantes com alguns métodos de aprendizagem de Física em escolas do ensino médio.
A princípio, a proposta soa inusitada, mas surgiu devido à insatisfação e falta de motivação de grande parte dos alunos e até professores do ensino médio, em escolas do Estado. O grupo é formado pelos alunos de Licenciatura em Física: Josenildo Maria de Lima, Jean Moisés de Sousa, Samuel dos Santos Feitosa; e pelo professor do Departamento de Física, Jair Stefanini Pereira de Ataíde.
“Vimos na Literatura de Cordel uma cultura bastante popular e presente na realidade da nossa região, uma forma de poder mudar essa situação, unindo-a com a Física. Acreditamos que a junção da ciência com a arte possibilita uma maior interação e motivação não só dos alunos, mas também dos professores”, comentou Josenildo, que além de aluno de Física é também ator, performer e assistente administrativo da UEPB.
Com apoio da Instituição, o grupo apresentou parte desta proposta de ensino no último Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado de 26 a 30 de janeiro deste ano, em Vitória - ES. Na apresentação, que incluía uma pequena peça, performance e leitura teatral, eles puderam conhecer alguns pesquisadores de várias instituições de ensino superior do país, que elogiaram o trabalho e empenho dos alunos. Além disso, eles receberam sugestões para tentar melhorar o sistema de ensino proposto e convites para parceria.
Atualmente, o grupo está construindo um blog (http://afisicaemcordel.blogspot.com) e um site (http://sites.google.com/site/afisicaemcordel/) para trocar experiências com outros pesquisadores da área e demais interessados no assunto. “Estamos apenas no começo de uma pesquisa que consideramos importante, trabalhando com muita dedicação para que um dia esse trabalho possa servir como um auxílio no ensino de Física”, concluiu Josenildo".