domingo, 19 de abril de 2009

A PADROEIRA E A FESTA

Catedral da Luz, antiga capela construída por Beiriz e casario (2006)

Para Cleodon Coelho, a Festa da nossa padroeira, Virgem da Luz, se deu por volta de 1901, conforme menciona na sua obra GUARABIRA ATRAVÉS DOS TEMPOS (1955), evoluindo à medida que o município foi se desenvolvendo. Na obra, Cleodon não se aprofunda na discussão, quiçá à falta de elementos que o pudessem favorecer na pesquisa.

Há indícios de que a festa religiosa e profana, vem de 1756, ou seja, um ano depois da chegada do colonizador português José Gonçalves da Costa Beiriz, que trouxera das terras lusitanas, uma pequena imagem da Virgem, em madeira, para aqui continuar adorando-a. Trouxe-a em 1755, porque prometera erguer-lhe uma capela, no lugar onde não houvesse cataclismas como o terremoto que em Lisboa, matou mais de 40 mil pessoas, e que o fizera procurar paragens mais seguras. Assim, escolhida Guarabira para habitar com os familiares, Beiriz construiu a capela, apesar de haver encontrado uma outra, erguida pelo padre João Milanez, onde era adorada Nossa Senhora da Conceição, conforme afirmações do pároco Emiliano de Cristo em Reminiscências de Guarabira.
Festa da Luz na década de 1980, em pleno centro da cidade

A festa se inicia em 25 de janeiro até 2 de fevereiro, com procissão pelas ruas da cidade. O pavilhão e parques de diversão, antes no adro da igreja, ocupam hoje o início do calçadão e avenidas Dom Pedro II e Dr. Sabiniano Maia, enquanto por muitas outras ruas da cidade, centenas de pessoas garantem o seu sustento através de barracas de prendas, tiro ao alvo, camarotes, estacionamentos organizados, barracas de bebidas e comidas típicas, artesanatos, exposições fotográficas e de telas de pintores regionais, cordelistas, poetas repentistas, grupos de dança (infantís e adultos), etc. As atrações musicais nacionais e internacionais, se apresentam em 2 palcos Luz e cantores da terra e região, nos palcos Cuitegí e Pilõezinhos.

(Grupo musical do Prof. Leão, no palco do Cuitegí, Festa da Luz 2007)

Acreditamos que a partir de agora, a Secretaria de Cultura do Estado, por conta do novo governo (José Maranhão), a Festa da Luz será incluída no calendário turístico da Paraíba, conquistando maior pujança e favorecendo social e econômicamente o município. A nossa festa merece esse destaque por ter sido ao longo da sua história política, solidária e muito, com todos aqueles que disputando um mandato, a procuraram. As urnas falam muito bem da sua lealdade e dos resultados eleitorais.