NÃO ÀS DROGAS
Hoje, 23, a partir das 08h00, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, a 2ª Regional de Ensino promove encontro com os professores da rede estadual, sobre a importância de combate ao crack que está se infiltrando cada vez mais no seio da nossa juventude, e até mesmo de nossas crianças, sobretudo naquelas que residem nas periferias de Guarabira. Esse mal tem afetado intensamente as famílias, e em alguns casos, diríamos constantes, leva muitas à desintegração total. Não é raro encontramos sob marquises ou sobre bancos de mercados públicos, crianças e adolescentes que fugiram de casa em busca do prazer ilusório das drogas. Para atingir esse objetivo, venderam objetos e cometeram delitos de toda sorte, para fazer o dinheiro necessário à sua compra. Enveredaram por caminhos que não têm volta. Rumam à decadência física e moral, à cadeia, à prostituição e à morte.
A luta está desencadeada desde o início deste ano em toda Guarabira, tendo grande parte da sociedade tomado consciência de que não mais se pode desconhecer a gravidade da situação, pelo que a ela se incorporou. Sabe que pode ser atingida muito mais fortemente em dias futuros, porque grande parcela de seus membros, já está dominada por esse vício.
Ninguém poderá fugir à participação, sob pena da omissão lhe trazer graves danos e surpresas desagradáveis, pois vivemos a época da união contra os males, porque a conscientização aflorou, num século em que a experiência será a tônica maior do ser humano, fazendo-o cônscio dos seus deveres. A educação se insere nesse plano, pelo que aos mestres formadores de homens livres da ignorância cultural, cabe o dever de instruir e orientar diuturnamente aos seus discípulos, oferecendo-lhes a luz do conhecimento, libertando-os ou evitando o mal.
Quanto tempo durará a luta, não sabemos. Estamos cientes apenas de que será árdua e estafante, mas não desistiremos. Não estamos tentando salvar os filhos dos outros, mas os nossos descendentes também. Neste instante a droga está com os outros e amanhã, dependendo da nossa covardia, poderá estar em nossas mãos, em nossos lares.
O encontro teve a importante e ativa participação da professora e doutora Penha Pontes, uma das maiores psicólogas da região, do poeta e artista plástico Márcio Bizerril, da cantora e diretora do Teatro Sara Jane e professores e gestores de escolas das redes estadual e municipal, Como sempre, os encontros promovidos na cidade para tratar de álcool e outras drogas, sempre têm encontrado o maior respaldo de grande parte da população juvenil, o que não deixa de ser um importante estímulo a que continuemos engajados na luta.