terça-feira, 23 de novembro de 2010

CRIANÇAS DESPROTEGIDAS


Desde o ano passado, o Dr. Geraldo Camilo, conceituado médico guarabirense e proprietário da Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, anunciou o propósito de encerrar atendimentos pelo SUS – Sistema Único de Saúde, às crianças de toda a região polarizada por Guarabira por razões pessoais e não por conta do poder público municipal desta cidade, tendo ele, porém, por questão de elegância e atenção, comunicado essa decisão às autoridades municipais, pelo que o fez também à Secretaria Estadual da Saúde, através do Dr. José Maria de França, na esperança de que se pudesse chegar a uma solução que não viesse a penalizar toda uma população carente regional.


Na ocasião, a senhora prefeita de Guarabira, Fátima de Aquino Paulino, agendou audiência com o governador da Paraíba, Dr. José Targino Maranhão e o Secretário Estadual de Saúde, Dr. José Maria de França, procurando assim encontrar uma solução para o caso uma vez que a edilidade não tinha como empreender esforços financeiros que seriam de alta monta, para resolver a situação. Na ocasião, o governo do Estado se prontificou de fazer proposta financeira para resolver essa situação, comprando a Casa de Saúde e deixando-a em pleno funcionamento em Guarabira. Infelizmente nenhuma atitude foi tomada e na segunda-feira, dia 1º, o Dr. Geraldo Camilo tomou a decisão de encerrar o atendimento às crianças pelo SUS.


Com isso, os 18 postos de saúde da nossa municipalidade, a Policlínica, o Centro de Referência da Mulher e da Criança e o Hospital Regional “Antonio Paulino Filho” passaram a receber toda essa clientela infantil, procurando assim resolver e minimizar as situações surgidas, diariamente. Segundo o jornalista Antonio Santos, responsável maior pela CODECOM – Coordenadoria de Comunicação do Município, a Prefeitura repassa mensalmente ao Hospital Regional de Guarabira, 254 mil reais, como forma de suprir financeiramente àquele estabelecimento de saúde.


Com a posse do novo governador a 1º de janeiro de 2011, os guarabirenses esperam que essa situação seja resolvida através da aquisição por compra da Casa de Saúde Nossa Senhora da Luz, para que as nossas crianças não sejam penalizadas sem o devido atendimento. Ademais, essa Casa de Saúde foi considerada modelo no atendimento às crianças de toda a nossa região, pelas autoridades de saúde do país. Ao nosso ver, a infraestrutura ali existente é de primeira qualidade e não merece ser abandonada à própria sorte, prejudicando toda a comunidade.


Que prevaleça o bom senso do novo governante paraibano e que se sensibilize sobre a questão em foco, por se tratar de dar saúde ao público infantil, o que de certa forma restabelecerá a paz entre todos os pais e população em geral.