domingo, 17 de julho de 2011

SEMINÁRIO SÃO JOSÉ




Guarabira, a 96 km da capital do Estado, João Pessoa e a 100 km de Campina Grande, maior cidade do nosso interior, está encravada na Região do Agreste Paraibano, sendo circundada por vários municípios integrantes da Região do Brejo. É uma das grandes e importantes cidades da Paraíba, no sendo educacional pela presença de educandários privados, estaduais e municipais, além de universidades e cursos de pós-graduação em várias áreas, principalmente História, Geografia, Pedagogia e Direito.



Em 1995, o monsenhor José Nicodemos R. de Souza, ex-pároco da igreja matriz de Nossa Senhora da Luz, fundou em Guarabira o Seminário São José com a finalidade de educar e preparar pessoas do sexo masculino interessadas em servir a Deus na qualidade de diácono ou padre. Esse educandário de formação inicial religiosa, foi instalado numa área do antigo Colégio Nossa Senhora da Luz, esse, conforme nos diz Sabiniano Maia (A história das quatro viagens, 1973), nascido do trabalho e dos esforços do monsenhor Emiliano de Cristo, em 1° de março de 1936. Sobre o assunto diz-nos também o historiador guarabirense Cleodon Coelho (Guarabira através dos tempos, 1955), que fora entregue à administração da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina.

A antiga capela do Colégio da Luz, passou a integrar o complexo educacional do Seminário, como capela de São José, que muito chama a atenção dos católicos pela sua beleza interior, principalmente.