GUARABIRA EM EMERGÊNCIA
Não precisou demorar mais para que o município de Guarabira fosse reconhecido pelo governo paraibano como em estado de emergência, conforme divulgação nesta terça-feira, 29, no Diário Oficial do Estado, em virtude da grande seca que está assolando o Nordeste brasileiro. Outros municípios da Região do Brejo Paraibano também foram declarados em estado de emergência.
A Paraíba tem nos dias atuais 195 municípios reconhecidos oficialmente em situação emergencial, por conta de produção rural comprometida, no que diz respeito a agricultura que não prosperou e a pecuária morrendo à falta de água e alimentação. Economicamente, todos os municípios estão passando por grandes dificuldades, e, assim, atingem e abalam as finanças governo do Estado Há cerca de 20 ou 30 anos não se vivia uma estiagem tão forte.
O governo paraibano editou o Decreto 32.982, ontem, 28, reconhecendo a dramática situação vivida pelos municípios paraibanos, e desenvolve ações de assistência a todos os residentes nessa área, no que diz respeito à distribuição de água potável através de caminhões especializados e distribuição de cestas básicas com os habitantes de localidades mais atingidas, articuladas pela Gerência Executiva Estadual da Defesa Civil.
Os novos municípios que passam a integrar a longa lista dos que já foram reconhecidos como em estado de emergência, desde o início deste mês, são Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, GUARABIRA, Gurinhém, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Regis, Rio tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Sobrado e Lagoa de Dentro.