MUDANÇA DE NOME
O município de Piancó está vivendo dias de polêmica intensa, desde que foi lançada a ideia de substituir o seu nome, que conserva há muitas décadas, pelo de Gil Galdino, ex-prefeito que faleceu há poucos dias. A proposta nasceu do pensamento do doutor Remígio Junior, quando se apresentava em programa levado ao ar pela rádio local Nativa FM de Piancó.
A possibilidade de mudança do nome está gerando muita polêmica no município e em toda região onde está localizado Piancó, conceituado e importante município sertanejo da nossa Paraíba.
O nome Piancó (na língua tupi significa terror, pavor) foi dado ao lugar e Rio, para homenagear o chefe dos silvícolas Coremas, habitantes da região antes da colonização pelo homem branco.
Enquanto isso, o vereador do Democratas local, Nenem de Fandinga, apresentou requerimento – aprovado por seus pares –, substituindo o nome da rua principal da cidade, José Américo de Almeida para o de Gil Galdino, homenageando, assim, o líder político local e ex-prefeito falecido.
O município se localiza na Mesorregião do Sertão Paraibano e se limita com os municípios de Coremas (Norte), Santana dos Garrotes (Sul), Itaporanga (Sudoeste), Olho d’Água e Emas (Leste) e Igaracy (Oeste). Tem área de 564 km², população de 15.465 habitantes (IBGE 2010) e está a 264 metros acima do nível do mar.
Por aqui já tivemos alguns municípios com os nomes antigos substituídos e que o povo nunca aceitou. O caso mais recente é o de Tacima que havia sido permutado pelo de Campo de Santana, porém voltou ao de origem.
FONTE: CATINGUEIRA.online.com (www.catingueiraonline.com)