quarta-feira, 23 de abril de 2014

MARIZÓPOLIS: MINISTÉRIO PÚBLICO VAI ENTRAR COM AÇÃO CONTRA 25 PREFEITOS QUE INVESTIRAM POUCO NA EDUCAÇÃO

Sob a presidência do procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bertrand de Araújo Asfora, os promotores de Justiça Clístenes Bezerra de Holanda e Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, respectivamente coordenadores do Caop do Patrimônio e do Caop da Educação, reuniram os promotores de Justiça dos 25 municípios paraibanos que tiveram suas contas de 2010 e 2011 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cujos gestores serão alvos de ações civis públicas (ACPs) por descumprirem preceito constitucional e não aplicarem o mínimo obrigatório de 25% dos seus recursos na educação.

Na reunião, realizada no final da manhã desta terça-feira (22), na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, ficou confirmado que as ações serão ajuizadas em um único momento, no próximo dia 28 de abril, 'Dia Internacional da Educação'. A data, conforme o promotor Clístenes Bezerra, foi escolhida para que, de forma emblemática e simbólica, dê visibilidade ao trabalho da instituição, visando o fim da impunidade nesses casos. “Precisamos intensificar os procedimentos para eliminarmos a sensação de impunidade”, voltou a ressaltar o promotor.

Os prefeitos serão responsabilizados por atos de improbidade administrativa e, com a condenação, poderão ter suspensos seus direitos políticos, que poderá chegar a oito anos. As contas rejeitadas pelo TCE, cujos prefeitos serão alvos das ações, são dos seguintes municípios: Barra de São Miguel, Cabedelo, Catingueira, Catolé do Rocha, Cruz do Espírito Santo, Curral de Cima, Imaculada, Ingá, Juru, Livramento, Marcação, Marizópolis, Monte Horebe, Pedra Lavrada, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Queimadas, Riachão do Bacamarte, Riacho dos Cavalos, São José dos Ramos, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé, Serra Branca e Serra Grande.

No encontro da manhã desta terça-feira, foram repassadas para os promotores as decisões e apresentado um modelo das ações, como parte de uma política institucional. “Por uma sugestão da administração superior, o mesmo será feito em outras oportunidades contra os gestores das prefeituras que tiveram suas contas rejeitadas por não terem cumprido o preceito constitucional no que diz respeito à aplicação de recursos na área da saúde”, adianta Clístenes Bezerra.

Fonte: Blog Pai d’Égua do Sertão

OPINIÃO DO BLOG: Por incrível que pareça ainda existem prefeitos por este país inteiro agindo maleficamente contra o povo, quando não cumpre com a legislação que determina aplicação de determinados percentuais do orçamento em favor da Educação ou Saúde. E isso nada mais é do que uma forma de enganar a população que está sob sua gestão, entretanto essas más ações jamais passarão livres aos olhos técnicos de órgãos sérios e vigilantes como os de um Ministério Público paraibano.
Aliás, como seria bom se esse olhar fosse mais além e viesse a alcançar outros setores da sociedade paraibana, que em muitos municípios sempre são lesadas descaradamente por administradores inescrupulosos, que ingressam a cada final de mandato, na chamada burguesia estadual.
Não são poucos os administradores públicos que colhidos nas malhas do Ministério Público são considerados inaptos a continuarem fazendo parte da política, por um período de anos, porém as “brechas” da lei lhes garantem direitos de apoiarem parentes a cargos públicos e mais uma vez, passam disfarçadamente a administrar a coisa pública. E, quando assim, quase sempre, novo desastre à vista.
Quantas ex-prefeitas não estão atualmente sem poder exercer a liberdade de candidatar-se, ou com os bens penhorados pela justiça porque quando estiveram à frente de administrações, orientadas por parentes e ex-maridos, praticaram desmandos e sacrificaram populações?
E o povo tem perdido e muito com essas condutas desviadas e vontades de enriquecimento fácil e rápido.
É preciso que a justiça seja feita a partir de representantes austeros e comprometidos com a causa pública, com a moral e a decência. Só assim se passará realmente o país e a Paraíba a limpo.