quarta-feira, 23 de julho de 2014

BRASILEIROS CRIAM ANTENA QUE FAZ CELULAR FUNCIONAR MESMO SEM SINAL

Dois irmãos brasileiros que moram nos Estados Unidos lançaram um dispositivo capaz de fazer o celular funcionar em condições adversas, sem depender do sinal telefônico ou da internet - nem o "modo avião" é obstáculo.


É a goTenna, que se conecta ao aparelho via Bluetooth e é controlada por um aplicativo disponível para Android e iOS. Ela usa ondas longas de rádio (de 151 a 154 MHz) para estabelecer uma comunicação entre duas pessoas - por isso o dispositivo é vendido em pares.

O aparelho tem um alcance de 80,4 km e pode ser usado, por exemplo, em florestas, praias, ilhas ou em grandes eventos que costumam congestionar as operadoras por causa do excesso de acessos.

É possível enviar e receber mensagens gratuitamente, além de compartilhar a localização em um mapa offline, seja entre duas pessoas ou em grupo, tudo criptografado e com função de autodestruição que mantém a comunicação privada.

A goTenna é ideia de Daniela e Jorge Perdomo, que pensaram no produto após verem os estragos causados pelo furacão Sandy, que em outubro de 2012 deixou milhões de pessoas sem comunicações ao longo de dez Estados dos EUA.

Como está em fase de pré-venda, o produto é vendido por US$ 150, valor que subirá em breve para US$ 300.

Fonte: Portal Olhar Digital

OPINIÃO DO BLOG: Não resta dúvida que o preço inicial dessa antena deverá ser um tanto salgado para o bolso dos brasileiros, entretanto é preciso destacar que o tempo se encarregará de baixar-lhe o preço e, assim, sendo aprovado, grande parte dos usuários de celular neste país poderão buscá-lo por preço mais acessível. 
Quem não gostaria de utilizar essa antena imediatamente, uma vez que a telefonia celular deixa muito a desejar em ente aqui na Paraíba? Conversações têm ficado sem conclusão há muito tempo por aqui, notadamente no município de Guarabira.
Vamos aguardar para ver o sucesso dessa importante descoberta, para usá-la como acessório da telefonia celular. Demos, portanto, tempo ao tempo, porque ao que parece os sofrimentos dos que pretendem se comunicar tendem a terminar brevemente, nos parece. 
E para orgulho da nação e nosso, os seus inventores pertencem a este país continente.