quarta-feira, 23 de julho de 2014

EUA AGORA DIZEM QUE AVIÃO FOI DERRUBADO POR ENGANO



Após acusações iniciais do governo de Barack Obama ao envolvimento da Rússia de Vladimir Putin na queda do avião, autoridades norte-americanas disseram em condição de anonimato que "a explicação mais plausível" para o fato de os separatistas terem disparado um míssil terra-ar SA-11 é de que confundiram com outro tipo de aeronave; "Cinco dias após a queda, parece que foi por engano".


WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos acredita que separatistas pró-Rússia provavelmente derrubaram o avião da Malaysia Airlines "por engano", sem perceber que se tratava de um voo comercial de passageiros, disseram autoridades de inteligência norte-americanas nesta terça-feira.

Falando sob condição de anonimato, as autoridades disseram que "a explicação mais plausível" para o fato de os separatistas terem disparado o que os EUA acreditam ser um míssil terra-ar SA-11 de fabricação russa contra o voo MH17 é de que confundiram com outro tipo de aeronave.

"Cinco dias após a queda, parece que foi por engano", disse uma das autoridades em declaração a repórteres.

As autoridades afirmaram que a conclusão delas foi sustentada por conversas interceptadas de separatistas pró-russos conhecidos, cujas vozes foram verificadas por agências norte-americanas.

Os interlocutores inicialmente se gabaram sobre a derrubada de um avião de transporte, mas depois reconheceram que poderiam ter cometido um erro, disseram os funcionários.

A queda na semana passada da aeronave, que operava o voo MH17, matou todas as 298 pessoas a bordo, aprofundando acentuadamente a crise ucraniana.

Homens armados separatistas no leste da Ucrânia, uma região onde a maioria da população fala russo, têm combatido forças do governo desde que manifestantes pró-Ocidente em Kiev derrubaram o presidente aliado de Moscou e a Rússia anexou a Crimeia em março.

O governo do presidente dos EUA, Barack Obama, disse estar convencido de que o voo MH17 foi derrubado na quinta-feira por um míssil SA-11 disparado do território no leste da Ucrânia controlado por separatistas pró-Rússia.

A administração disse ainda que a avaliação foi comprovada por dados e informações não especificados e por postagens amplas em mídias sociais, tanto pelo governo ucraniano e como pelos separatistas.

As autoridades de inteligência afirmaram nesta terça-feira que tinham relatos de que dezenas de aviões foram alvejados em áreas controladas pelos separatistas durante dois meses de combates entre as forças governamentais e rebeldes ucranianos. Dois deles eram grandes aviões de transporte, disseram os funcionários.

Um deles afirmou que até o avião da Malaysia Airlines ser atingido, a maioria, se não todos os aviões que foram alvos, voava a baixa altitude.

Autoridades disseram que os EUA não sabiam que os separatistas tinham a posse ou o controle de sistemas de mísseis SA-11 até o ataque contra o avião malaio.

Líderes separatistas negaram ter derrubado o avião da Malaysia Airlines, e a Rússia rejeitou qualquer envolvimento no incidente, sugerindo que o governo ucraniano era o responsável.

(Reportagem de Mark Hosenball)

Fonte: Portal Brasil 247