A
Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) notificou a
operadora de telefonia móvel TIM para se explicar sobre a falta de
funcionamento em vários pontos da cidade desde a última sexta-feira. Dezessete
denúncias contra a empresa chegaram à Secretaria apenas na segunda-feira, 25,
com os consumidores reclamando que não havia disponibilidade de sinal para
aparelho de celular e nem para a internet.
Até
julho deste ano já são 56 reclamações apenas contra a TIM. O número de
denúncias em 2014 contra empresas de telefonia chega a 231. O secretário Helton
Renê considera que as operadoras de
telefonia móvel devem satisfações aos clientes quando, por qualquer motivo,
precisam suspender os serviços. Por isso a TIM está sendo convocada para prestar
esclarecimentos. A reunião, possivelmente, deverá ocorrer na próxima semana.
"As
recorrentes denúncias que chegam ao SAC e ao setor de Fiscalização do Procon-JP
mostram a insatisfação do consumidor quanto à eficiência das empresas de
telefonia móvel. Notificamos a Tim para que ela se explique, e também como uma
prevenção para evitar que a má qualidade do serviço continue a ocorrer".
Segundo
Helton Renê, o Código de Defesa do Consumidor deixa bem claro que as empresas
que funcionam baseadas em concessões devem cumprir o serviço sem interrupções.
E cita o texto do artigo 22 do CDC que assegura que "os órgãos públicos,
por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra
forma de empreendimento, são obrigadas a fornecer serviços adequados,
eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos".
As
reclamações mais comuns contra as operadoras de telefonia móvel são a má
prestação de serviço, cobrança indevida, má qualidade no atendimento ao
público, principalmente depois que a pessoa se torna cliente, e a falta de
resolução das demandas que chegam às empresas.
Fonte:
Portal ClickPB