terça-feira, 26 de agosto de 2014

EMEPA VAI LEILOAR ZEBUS LEITEIROS DE ALTO PADRÃO GENÉTICO

Animais de alta qualidade genética com elevada aptidão para a produção de leite serão leiloados pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) no dia 20 de setembro, na Estação Experimental "João Pessoa", localizada no município de Umbuzeiro. O evento começa às 10h e disponibilizará 71 animais, entre reprodutores e matrizes de bovinos das raças Gir, Sindi e Guzerá.

Poderão participar do leilão pessoas físicas ou jurídicas, que se adequem às normas propostas no edital, publicado no Diário Oficial e disponível no site da Emepa. O pagamento dos animais leiloados poderá ser feito à vista ou a prazo, obedecendo as condições pré-estabelecidas.
Os animais serão distribuídos por raça e sexo, sendo oito reprodutores e 12 matrizes da raça Gir; 18 reprodutores e seis matrizes da raça Guzerá e 18 reprodutores e nove matrizes da raça Sindi, destinados à reprodução.
As raças de zebus leiteiros que serão disponibilizadas no leilão, além de excelente produtividade de leite, têm um grau de pureza semelhante à genética dos rebanhos de origem indiana.
Segundo o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa, parte dos animais a serem leiloados faz parte de um Programa de Melhoramento Genético da pecuária leiteira que vem sendo executado em parceria com a Universidade de Uberaba (Uniube), de Minas Gerais. Esse trabalho permite a multiplicação dessas raças através da técnica de fertilização in vitro.
O leilão é uma boa oportunidade para melhorar geneticamente os rebanhos leiteiros da região e dos criadores dos Estados vizinhos. O evento conta com a parceria da Faepa/Senar e do Sebrae-PB e faz parte das comemorações dos 35 anos da Emepa.
Maiores informações podem ser obtidas por meio dos telefones: (83) 3198-0650 / 3198-0659 / 3395-1057 e 3278-1160 ou pelos e-mails: emepa@emepa.org.br /eejp@emepa.org.br


Fonte:  Portal ClickPB