sexta-feira, 22 de agosto de 2014

V FÓRUM DE ATUALIDADES PROMOVIDO PELO SINDIFISCO-PB, DISCUTE O SERVIÇO PÚBLICO E DESENVOLVIMENTO DA PARAÍBA

Mais de 200 filiados ao Sindifisco-PB estão participando do V Fórum de Atualidades do Fisco Paraibano, que acontece nesta quinta-feira (21), no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

A programação da manhã foi reservada às palestras enfocando o tema central Conjuntura Política e a Participação do Fisco, assunto tratado pelos jornalistas Antônio Augusto de Queiroz (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar-DIAP) e Rubens Nóbrega (colunista do Jornal da Paraíba). O primeiro abordou a conjuntura dentro de uma visão nacional e, o segundo, analisou o contexto local.

Na abertura do V Fórum, o presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, falou da responsabilidade da categoria de elaborar propostas que poderão subsidiar o próximo governador no tocante às políticas de desenvolvimento da Paraíba, do serviço público e do Fisco.

Em sua explanação, Rubens Nóbrega afirmou que não consegue entender porque o governo do Estado trava tantos confrontos com o Fisco, sobretudo porque os auditores são pilares do desenvolvimento da Paraíba, pois são responsáveis pela arrecadação de  recursos. Ele destacou que o governo estadual está extremamente desacreditado perante a população.

Por sua vez, Antonio Augusto explicou que o eleitor é titular do poder, pois concede ao político apenas o direito de tomar as decisões. O palestrante disse que o mercado está se sobrepondo à política. Uma prova disso é o financiamento de campanhas. Sobre o papel das entidades na política, ele disse que os sindicatos são entidades eminentemente políticas, por isso não devem estar engajados somente nas questões corporativas, mas participar da vida política. “É acertada a iniciativa do Sinidifisco-PB de discutir as propostas com os candidatos a governador”, comentou.

Além dos filiados, diversos convidados compareceram às atividades da manhã, entre os quais, Rodrigo Soares (ex-presidente do PT), os deputados estaduais Raniery Paulino, Janduhy Carneiro, Vituriano de Abreu, Toinho do Sopão, Anibal Marcolino, Trocolli Júnior (representando a Assembleia Legislativa), ex-governador José Maranhão, o deputado federal Manoel Junior e Antônio Radical.

Em virtude do V Fórum de Atualidades, os jornalistas Marcelo José e Thiago Moraes transmitiram o programa Paraíba Livre, da rádio Sanhauá, das 7h às 9h.

No período da tarde, os participantes serão divididos em Grupos de Trabalhos para levantar as propostas que serão discutidas com os candidatos a governador, no ciclo de entrevistas que o Sindifisco-PB promove, no próximo mês. 

Assessoria de Imprensa do Sindifisco-PB