quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROFESSOR DA ULBRA LANÇA NESTA TERÇA EM JP O LIVRO ‘MULHERES NO FUTEBOL’

O futebol não é mais exclusividade do universo masculino – ainda bem! Acompanhando esta mudança, Jober Teixeira, professor da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, do Rio Grande do Sul, elaborou um livro que fala da presença da mulher dentro e fora de campo.

O livro Mulheres no Futebol – A Inclusão do Charme aborda a presença feminina como jogadoras, na torcida, na direção, na arbitragem, na apresentação e traz um histórico do esporte no país. Também aponta questões sociais importantes como a inclusão social da mulher através do futebol e as dificuldades ainda impostas pelo machismo.
O trabalho relata também as curiosidades do futebol feminino; as diferenças entre o feminino e o masculino, incluindo aí as principais lesões, e as relações entre danças, gingas e dribles no futebol brasileiro.
O professor Jober está em João Pessoa para o lançamento do livro e já adianta que se encantou com a cidade e sua vinda para a capital paraibana é definitiva.
O lançamento de Mulheres no Futebol – A Inclusão do Charme acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, na loja Esposende, no Manaira Shopping. Serão distribuídos 300 livros gratuitamente aos que lá comparecerem.

“É uma ação filantrópica, onde pretendo fazer algo pela popularidade do esporte, já que a loja pertence ao Grupo Paquetá, patrocinador deste trabalho”, diz Jober.
Fonte: Portal Paraíba Já

COMENTANDO A NOTÍCIA: Excelente ideia essa do professor Jober Teixeira, lançar livro em que relata a importância da participação da mulher no futebol, nos dias atuais, principalmente, uma vez que já se sabe que em épocas não muito distantes, ela não era muito bem-vinda a estádio algum, porque sempre o público masculino se utilizava de palavras de baixo calão incapazes de serem ouvidos não só por elas, mas, também, por pessoas de terceira idade. Era um verdadeiro desrespeito. 
      Com a evolução dos tempos, o belo sexo já pode se dar ao prazer de assistir a partidas de futebol e, também, já trabalha dentro das chamadas quatro linhas, exercendo profissão de juíza e bandeirinha, naturalmente. 
    Contar com as mulheres em campo é muito bom para todos, até porque se acredita que a sua presença inibe de certa forma até atos de violência, em determinados momentos. É claro e evidente que ainda há muito que se melhorar na questão respeito, para que homens e mulheres e mulheres se mantenham mais presentemente em todas as partidas de futebol. Ai o mundo estará recebendo uma grande lição de cidadania e educação.
      Que essa obra do professor inspire em muito a todos os homens a desenvolverem plenamente a sua capacidade de agir e respeitar, para que as mulheres continuem sendo cada vez mais presentes nas praças desportivas.