quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

AS BARRAGENS ESTÃO SECANDO

As chuvas caídas em muitos municípios paraibanos nesses últimos dias. não são ainda capazes de proporcionar alegria e confiança ao povo. E agora já não se fala que a tristeza seria apenas e tão somente dos residentes na zona rural, pois em verdade, as cidades sedes estão vivendo momentos dramáticos também, com a falta de água tratada fornecida por empresas como a Cagepa, uma vez que as barragens estão findando as suas reservas.

Na manhã de hoje pelo menos, se tomou conhecimento de que a população de Solânea está vivendo momentos dramáticos uma vez que ás águas da barragem Canafístula II estão no final. Os demais municípios servidos por esse reservatório ficam também em extrema dificuldade: Araruna, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Damião, Dona Inês, Riachão e Tacima, além do Assentamento Tanques e dos povoados Logradouro de Cacimba de Dentro e Mata Velha.

Sabe-se desde julho de 2013, através de conceituados portais brejeiros, que aquele importante reservatório d’água – Canafístula II – já estava apenas com 30% de capacidade. E de lá para cá as chuvas que têm caído por aqui, não foram muito animadoras para acumulação de águas, não. E como diz a sabedoria popular, “de onde se tira e não se bota”, a tendência é o esvaziamento, ou seja a seca.

A partir de então vão aumentar as dificuldades de abastecimento dessas populações com água potável, pois será trazida de muito mais longe, de outras fontes.

Além do forte período de estiagem que enfrenta a região, há quem diga que as águas de importantes reservatórios que serviam ao povo dessa área paraibana, foram desviadas para fins diversos, também.


Devido o descaso de governantes e omissão de outros, todos estão pagando muito caro. E as chuvas, continuam escassas.