terça-feira, 21 de julho de 2015

ASSENTADOS TROCAM EXPERIÊNCIAS SOBRE REÚSO E DESSANILIZAÇÃO DE ÁGUA



Cerca de 40 agricultores de 12 assentamentos da reforma agrária paraibanos participaram, na semana passada, de dois intercâmbios sobre segurança hídrica. As atividades, voltadas para troca de experiências sobre o reúso de água e o uso de dessalinizador solar, foram promovidas pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), uma das seis entidades contratadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para executar serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Paraíba, e que atende 31 assentamentos, onde vivem cerca de 1,2 mil famílias.

O objetivo dos intercâmbios foi apresentar aos assentados novas tecnologias alternativas para o manejo sustentável dos recursos hídricos, bem como promover a troca de experiências entre agricultores e profissionais de Ater. Além dos intercâmbios da semana passada, as famílias assentadas assistidas pela Coonap vêm participando de capacitações sobre o aproveitamento seguro (reúso) das “águas cinzas”, ou seja, as resultantes de processos domésticos como lavagem de louças e de roupas e banho.

O plano de ação da Coonap para 2015 prevê a implantação de Unidades Demonstrativas (UDs) de reúso de água e de dessalinizadores solares em alguns dos assentamentos atendidos pela entidade na Paraíba.

Participaram dos intercâmbios 40 agricultores de assentamentos localizados em sete municípios: União (Areia); Novo Campo, Bom Jesus (Barra de São Miguel); Trincheiras de Carnoió (Riacho de Santo Antônio); Asa Branca, Boa Vista (Coxixola); São Domingos, Dorcelina Folador (Cubati); Belo Monte, Olho D’água (Seridó) e Chã do Bálsamo e Cajá de Matinhas (Matinhas).
Da Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB