A obra da
Transposição do Rio são Francisco promete ter um ganho a partir de agosto. O
ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que entrarão em fase
de testes as primeiras etapas do Eixo Norte do projeto, o que inclui a captação
de águas do velho Chico até o acúmulo no primeiro reservatório do curso da
água. A "inauguração" representa 30 quilômetros de obras
"entregues", mais o funcionamento de uma estação de bombeamento
vertical, que leva a água a níveis em que o fluxo não consegue seguir apenas
com a gravidade. A partir dos testes, o ministro destacou que agendará a vinda
da presidente Dilma Rousseff para visitar o projeto.
As informações foram
divulgadas nesta terça-feira (28), quando o ministro participou da posse do
novo superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste
(Sudene), o petista João Paulo, ex-prefeito do Recife.
O Eixo Norte tem
obras menos aceleradas que o Eixo Leste. A diferença de início de testes dos
dois eixos é de quase um ano. O Eixo Leste entrou em testes em outubro de 2014,
à beira de eleições presidenciais. Foi avaliada a estação de bombeamento
vertical, com visita da presidente e então candidata Dilma Rousseff. A obra,
porém, não atende a ninguém em nenhum dos eixos.
A Transposição é
prometida para início de 2017 com orçamento de R$ 8,2 bilhões. "Do total,
mais de R$ 6,5 bilhões foram gastos, sendo R$ 1 bilhão liberado somente neste
ano pela pasta. Não há obra parada, todas as construtoras que atuam no projeto
estão em atividade, colaborando para o avanço mensal de 1% ou 2%",
pontuou. De acordo com o ministro, a obra está 78% concluída.
O Programa de
Integração do Rio São Francisco (PISF), como é oficialmente batizada a obra da
Transposição, é composta por dois grandes canais que prometem garantir a
segurança hídrica de 12 milhões de pessoas do semiárido nordestino. A obra é um
projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já teve orçamento de
R$ 4,5 bilhões, reajustado para R$ 6,7 bilhões até ser revisto novamente para
os atuais R$ 8,2 bilhões. Quanto à entrega, a primeira previsão era de concluir
100% do projeto em 2010, adiado para 2012 e, posteriormente, para 2014. Na
campanha presidencial do ano passado, a obra foi prometida para o fim deste ano
(2015), mas no primeiro trimestre teve entrega replanejada para o início de 2017.
Fonte: Diário de Pernambuco.