segunda-feira, 3 de agosto de 2015

HU DE JP DEIXA DE ATENDER MAIS DE 17 MIL PACIENTES EM 57 DIAS DE GREVE




Em vigor desde o dia 08 de junho de 2015, a greve dos servidores do Hospital Universitários Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, que completa hoje 57 dias, já prejudicou o atendimento de mais de 17 mil pacientes. Desde a paralisação, mais de 500 exames e consultas deixam de ser realizadas todos os dias e o número de cirurgias foi reduzido pela metade.
De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, apenas os serviços já marcados, antes da suspensão das atividades no HULW, continuam sendo prestados à população. No entanto, muita pacientes com consultas agendadas antes da greve voltam para casa sem receber atendimentos. O assessor explica que com devido à 'cultura de greve', observa-se com o passar das semanas uma gradativa diminuição de procura da população pelos serviços pela, bem como casos pontuais de falta de profissionais, o que gera o retorno dos pacientes sem atendimentos.
Dentre os serviços mais penalizados devido à greve estão o agendamento de consultas com médicos, psicólogos e nutricionistas e a realização de cirurgias. Antes da greve, o Hospital Universitário realizava uma média de 12 a 30 procedimentos cirúrgicos diariamente.
Os servidores da instituição reivindicam a paridade entre os servidores públicos e ascensão da carreira. A categoria reivindica por reposição salarial de 27,03% do período entre os anos de 2011 e 2015, direito a data base e a negociação coletiva, reposicionamento de aposentados dentro do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações (PCCR), isonomia salarial e benefícios de demais categorias do serviço público.
De acordo com o vice­presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintespb), Severino Ramos, somente quando a demanda for atendida pelo governo federal a greve deverá ser encerrada.  Fonte:  Portal Click PB.