quarta-feira, 12 de agosto de 2015

OS NOVOS CAMINHOS DAS LETRAS



Nenhuma administração pública pode se dizer bem perante os olhos da sociedade e da juventude estudiosa, especialmente, se prima apenas e tão somente por realizações de cal e pedra. É preciso saber direcionar a sua visão a vários pontos que dão sentido à vida humana como saúde, educação, infraestrutura e cultura. É o grande responsável, também, pelo futuro daqueles que frequentam todas as escolas instaladas no seu município, não importando se particulares ou públicas. O Estado e o Município precisam tomar consciência de que sobre os ombros dos gestores recai a responsabilidade de conduzir bem e galhardamente o fardo de bem zelar pelo desenvolvimento intelectual do povo.

Considero excelente a ideia do executivo municipal guarabirense, no momento em que estende o seu olhar para a poesia de cordel, tendo lhe oferecido a oportunidade de estar sediada com um bom acerco em prédio próprio recentemente inaugurado sob o nome de Memorial do Cordel “José Camelo de Melo Resende”. Ali, no início do calçadão da Dr. Lima e Moura, bem no centro da cidade, o casarão está bem às vistas de qualquer cidadão, principalmente daqueles que se deleitam por horas intensas recitando ou apenas lendo poesia de cordel. 


Não me atenho aqui a apreciar a polêmica intensa sobre o prédio, se do Estado ou do Município por cessão. Essa é uma outra questão a que me reportarei em outra ocasião, à luz da minha observação pessoal.

Hoje, dias depois daquele auspicioso evento cultural e poético, a juventude e criançada estudiosa das escolas municipais passam a receber no seu próprio ambiente de estudo o Ônibus do Saber – Biblioteca Móvel, que lhe conduzirá à leitura  numerosa quantidade de títulos em forma de livros, cordéis e gibis. Importante ato a ser louvado por todos, independente de posições partidárias, porque, enfim, esse é o momento administrativo vivido por toda população guarabirense e tudo aquilo que for construído em seu benefício imagino de bom alvitre. 


Não há como contestar os benefícios culturais introduzidos no município de Guarabira, através dessas duas últimas modalidade, a não ser que se queira fazê-lo apenas e tão somente por questões partidárias, o que não deveria acontecer. Mais vale o desenvolvimento de Guarabira e o crescimento intelectual do seu povo.