sexta-feira, 21 de agosto de 2015

SALA DE AULA VIRTUAL É CRIADA NA PARAÍBA EM PARCERIA COM A GOOGLE EDUCATION




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Google for Education, lança nesta sexta-feira (21) o Google Sala de Aula. Professores e alunos da rede estadual estão convidados a cadastrar-se no ambiente, por meio de login e senha informados pela escola onde trabalham, para criar uma sala de aula virtual e ainda concorrer a prêmios. No dia 28 de agosto, um desafio será lançado no Google Sala de Aula para todos os cadastrados. Os que responderem vão concorrer a quatro chromebooks (notebook da Google), sendo dois para alunos e dois para professores.

O Google Sala de Aula foi desenvolvido para ajudar aos professores a fazer aulas mais atrativas, criar e receber tarefas sem usar papel, além de muitos outros benefícios. A Paraíba é o primeiro Estado do Nordeste a firmar parceria com o Google para que alunos, professores e funcionários da rede estadual de ensino tenham acesso a um conjunto de ferramentas para utilização no processo de ensino-aprendizagem.

O diretor de Educação do Google no Brasil, Milton Sarsen Burgese, revelou que a escolha da Paraíba para iniciar a experiência no Nordeste acontece justamente porque o Governo do Estado tem feito investimentos consideráveis na área de Tecnologia da Informação na Comunicação. “A gente vem conversando com vários estados aqui no Nordeste e vocês foram, sem dúvida nenhuma, os mais ágeis com relação ao interesse nessa parceria. A Secretaria da Educação já dispõe de vários programas, utiliza tablets com professores e alunos, então nós vamos agregar todos esses programas numa solução conjunta”, afirmou.

A ideia é que os alunos passem a usar mais ferramentas online no processo ensino-aprendizagem, inclusive criando, interagindo com os professores e colegas. O Google já atua com essas ferramentas da educação em vários países do mundo e hoje já são 50 milhões de usuários. No Brasil, a parceria com o Governo do Estado de São Paulo envolve 4,5 milhões de usuários e é o segundo maior programa do Google Educação no Mundo.

De acordo com o secretário de Estado da Educação Aléssio Trindade, o Governo do Estado tem um compromisso muito forte na valorização do magistério e já vinha implantando tecnologia nas escolas, com as aulas de robótica, de matemática aplicada e com a distribuição de tablets para os alunos da rede pública. “Os alunos vão conhecer essas tecnologias, saber como elas são aplicadas no mundo real e, a partir daí, vão se motivar para escolher profissões vinculadas a essas ações”, afirmou Aléssio.

COMO FUNCIONA. Os professores podem adicionar alunos diretamente ou compartilhar um código com a turma para que os alunos possam se inscrever no produto. A configuração leva apenas alguns minutos. A partir disso, um fluxo simples e digital permite que os professores criem, corrijam e pontuem tarefas rapidamente em um só lugar, fazendo com que os alunos possam ver todas as tarefas em uma página específica, e todos os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.

O Google Sala de Aula permite ainda que os professores enviem comunicados e iniciem discussões instantaneamente. Os alunos podem compartilhar recursos com colegas e responder a perguntas no fluxo. Como os demais serviços do Google Apps for Education, o Google Sala de Aula não contém anúncios, nunca usa seu conteúdo ou os dados de alunos para fins publicitários e é gratuito para escolas. Fonte: WSCOM Online.