segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CASA DA PÓLVORA INSCREVE JOVENS PARA OFICINA DE PERCUSSÃO, EM JOÃO PESSOA



A Casa da Pólvora, situada na Ladeira São Francisco, no Varadouro, recebe a partir desta segunda-feira (28) o projeto “Oficinas da Pólvora”, com aulas de percussão voltadas para adolescentes na faixa entre 11 e 16 anos das comunidades da região do seu entorno.

As inscrições, gratuitas, começam no próprio dia e estão abertas para 20 jovens, com aulas as segundas e sextas-feiras, das 15h às 16h30. Todo o curso tem duração de sete meses. Comandado pela arte-educadora mineira Rosenilha Fajardo, o projeto socioeducativo tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado (Secult), e se propõe a favorecer a inclusão social pela via da arte.

O trabalho pedagógico tomou por gérmen as oficinas de formação musical desenvolvidas por ela com jovens da sua Leopoldina (MG) natal, entre 2005 e 2010. “Utilizo instrumentos convencionais, como tambores, e improvisados, como tubos de PVC, em ritmos brasileiros e na pesquisa da memória cultural local para sensibilizar o senso estético-musical nos jovens”, esclarece Rosenilha.

O projeto baseia-se n’O Passo, processo de educação musical desenvolvid ser o por Lucas Ciavatta, baseado na consciência e movimentação corporal para a criação rítmica,e no método Uakti, no que tange ao uso de instrumentos não convencionais na música. Também prevê a realização de quatro espetáculos e a gravação de um DVD mostrando a evolução do trabalho dos jovens.

“Pretendo formar um grupo comum repertório inspirado no nosso cancioneiro popular e na pesquisa de ritmos, cantos e movimentação destas fontes populares”, projeta a arte-educadora para os meninos do Varadouro. Mais informações pelos telefones 9-8726-2693 e 9-9696-6598. Fonte: Portal S1.

COMENTÁRIO DO BLOG: Entendo que tudo aquilo que seja promovido para melhorar a cultura do nosso povo, precisa ser protegido e amparado pela sociedade e governantes, pois ai surge como num passe de mágica uma excelente oportunidade para trabalhar com a infância e adolescência, quando possam estar num mesmo espaço, afastando-os inegavelmente dos caminhos das drogas e de nefastas companhias humanas.
       Portanto, ai está mais uma oportunidade sendo oferecida ao conhecimento cultural paraibano, enquanto de forma muito sutil, trabalha nos mais jovens e inexperientes na questão de vida, a possibilidade de se distanciar de quem os possa conduzir a caminhos da marginalidade.
          Mais do que nunca, é preciso proteger e urgentemente a quem é a parte frágil desta sociedade, criança e juventude,  pois o país precisa de mentes sadias e responsáveis, capazes de nunca mais o verem na situação em que agora se encontra, banhado num mar de lama, em que chafurdam nomes que jamais se conceberia capazes.
       Esportes, pintura, música, literatura, teatro, poesia e tantas outras artes, são muito bem vindas quando possam abraçar aos nossos jovens paraibanos, com certeza.