sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE RURAL DA ZONA DA MATA EM ASSENTAMENTO DA PARAÍBA

         

O Assentamento Nova Vida, em Pitimbu, na Região Metropolitana de João Pessoa, sediou, na terça-feira passada (22), a Conferência Territorial da Juventude Rural da Zona da Mata Sul. No encontro foram escolhidos oito jovens delegados para representar a juventude rural do território na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá de 29 a 31 de outubro, e servirá para a escolha dos representantes da juventude paraibana que participarão da 3ª Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, de 16 a 19 de dezembro.
           Na Paraíba, as Conferências Territoriais da Juventude Rural estão sendo realizadas Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Território Zona da Mata Sul. Abrange uma área de 1.877,90 Km² e é composto por: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Caldas Brandão, Conde, Itabaiana, João Pessoa, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Juripiranga, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.
             A população total do território é de aproximadamente 1 milhão de habitantes, dos quais cerca de 56 mil vivem na área rural, o que corresponde a quase 6% do total. Possui cerca de 7,4 mil agricultores familiares, 2.712 famílias assentadas e quatro comunidades quilombolas.


Assentamento Nova Vida. Criado pelo Incra em 1995, o Assentamento Nova Vida tem aproximadamente 906 hectares, onde vivem 133 famílias. Destas, 125 famílias já possuem o título de domínio, que transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter definitivo. O título é garantido pela Lei 8.629/93, quando verificado que foram cumpridas as cláusulas do contrato de concessão de uso e o assentado tem condições de cultivar a terra e de pagar o título de domínio em 20 parcelas anuais.
          As famílias do assentamento comercializam frutas (in natura e em polpa congelada), hortaliças e raízes através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de feiras nos municípios da região e na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) da Paraíba, na Zona Sul de João Pessoa.

Da Assessoria de imprensa do INCRA-PB