quinta-feira, 3 de setembro de 2015

FUNDAÇÃO CASA RUI BARBOSA E O CORDEL



A Fundação (FCRB), que tem como finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino cumprindo-lhe, especialmente, a divulgação e o culto da obra e da vida de Rui Barbosa (Lei 4.943, art 4º), oferece um espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional.


Em seu acervo possuí uma coleção composta de 9.000 folhetos de cordel e de obras sobre o tema, incluindo centenas de folhetos raros, dentre os quais a coleção do patrono da literatura de cordel, Leandro Gomes de Barros, representando um dos acervos mais ricos e organizados à disposição do público. Esse acervo foi reunido por meio da linha de pesquisa literatura de cordel, a partir da década de 1960.

A coleção está disponível para consulta mediante agendamento, e pode ser acessada por meio da base de dados Biblioteca, em gênero literatura de cordel, e site Cordel: literatura popular em verso, dedicado à divulgação da obra de 21 cordelistas que integram a coleção de cordel da FCRB. Estão disponíveis cerca de 2.340 folhetos digitalizados, com suas versões originais e variantes, além de biografias dos autores e bibliografia sobre cordel disponível na Biblioteca.

VER MAIS EM:

* Literatura de Cordel - http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=99
* Bibliografia sobre Cordel http://www.casaruibarbosa.gov.br/…/FCRB_BibliografiaCordel_…
* Coleção de Cordel - http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=320
* Sites Relacionados - http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php…
* Cadastro de Coleções de Cordel - http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php…

Fonte: Facebook de Ricardo Elesbão Alves