sábado, 10 de outubro de 2015

LEI PARA TODOS, AO MENOS ISSO



Tenho me perguntado por aqui, se essa expressão pedalar em termos fiscais, tão usada por esses últimos meses, é inerente apenas e tão somente a falhas de governantes maiores, como presidente do país, ou se pode se encaixar também em algumas outras situações criadas por gestores municipais, por exemplo.

Segundo O Estadão, pedalada fiscal é a prática utilizada pelo Tesouro Nacional em atrasar propositalmente o repasse de dinheiro para bancos públicos, privados e autarquias como INSS, enquanto melhorava as contas do governo. Isso faz compreender que à nação o governante repassa a falsa ideia de que tudo vai bem, confundindo totalmente o mercado financeiro e aqueles especialistas em contas públicas, conforme destaca ainda O Estadão.

A confusão que faço mentalmente é sobre a situação de municípios por aqui e por ai afora, cujos prefeitos deixam de repassar instantaneamente e ao seu bel prazer aos cofres da previdência municipal, os valores inerentes aos recolhimentos que beneficiarão no tempo certo, aos servidores públicos. Enquanto isso há prefeitos que ainda lançam mão das reservas ali contidas e recolhidas por gestões anteriores, utilizando-as em outras despesas, sem nenhum constrangimento. E muitos desses administradores saem do governo e deixam o débito para ser sanado pela nova gestão. Pedalaram ou escorregaram esses gestores?

O que é fato é que o governo federal pisou na bola e há muito tempo, escondendo toda a verdade, principalmente, no ano passado para poder ganhar as eleições e dar assim continuidade a um projeto partidário (PT) e nada mais que isso. O povo é que está pagando o pato e de forma cruel.

Quando os prefeitos lançam mão dos recursos previdenciários e deixam os cofres quase a zero para alimentar a sua vaidade de administrador, em detrimento do bem estar do aposentado municipal, também deveriam pagar e caro pelo abuso de autoridade e pelo cinismo da mentira pregada. E não são poucos os gestores que assim, de forma deselegante e desonesta  têm agido não.

Que a lei seja mais dura ou mais branda, porém capaz de alcançar a todos. A denúncia e o alerta estão no ar.