quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SAUDADES DE BONS EXEMPLOS




Ao encontrar no facebook da amiga Maria Júlia Brandão, ex-aluna do internato Nossa Senhora da Luz, aos bons tempos das freiras aqui em Guarabira, a foto de sala de aula preparada para receber o alunado no retorno das férias, muito me lembrei do tão estimado professor Edgardo Júlio, ex-irmão marista que por aqui se estabeleceu e passou toda a existência se desdobrando no ensino pelos educandários existentes na cidade. 

Um deles, e de onde chegou a ser também diretor, a Escola Técnica de Comercio Santo Antonio, lhe exigia muito tempo e dedicação, principalmente no período de término das férias do alunado, pois se desdobrava com seu Adauto no conserto total das carteiras e mesa de professor, para que nada estivesse danificado ao início do ano letivo. E no Colégio Estadual, com seu João, também fazia esse mesmo trabalho de restauração dos móveis e equipamentos.

E assim, procedia o professor Edgardo que entendia que o patrimônio público precisa estar sempre bem arrumado e limpo, e transmitia isso à estudantada, sala a sala, explicando os gastos tidos pelo educandário para que todos se sentissem bem no ambiente educador. Ah, e os gastos nesse trabalho de restauração do espaço físico, também alcançavam-lhe inquestionavelmente o salário, sim. Era um docente, operário e investidor, tudo ao mesmo tempo, para que a educação se tornasse mais agradável a quem dela precisava. 

Unindo-se aos seus auxiliares imediatos, transmitia a ideia de que o trabalho era comum de todos quando realizado em favor de uma sociedade, e será sempre dignificante não importando se de direção, pintor, auxiliar de serviço ou carpintaria. E assim, deixou verdadeiras lições que precisam ser reapreciadas pelo universo escolar, como zelo por tudo aquilo que precisa ser utilizado coletivamente. 

Que falta faz hoje um Professor Edgardo Júlio, administrador exemplar.