sexta-feira, 4 de março de 2016

OSMJP INICIA TEMPORADA 2016 NO CENTRO CULTURAL ARIANO SUASSUNA COM HOMENAGEM A CLOVIS PEREIRA




O Centro Cultural Ariano Suassuna, unidade pertencente ao Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), recebe neste sábado (05), às 18 h, o concerto de abertura da temporada 2016 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, conforme informação do diretor do CCAS, Flávio Sátiro Filho.

Na apresentação, que tem entrada gratuita e dá sequencia a parceria firmada entre o TCE e a OSMJP desde o ano passado, a orquestra executará a peça Fantasia Carnavalesca, do repertório do compositor pernambucano Clóvis Pereira, um dos mais notáveis colaboradores musicais de Ariano e destacado representante do Movimento Armorial.

“Fizemos questão de começar 2016 no Centro Cultural Ariano Suassuna com Clóvis Pereira, um compositor de envergadura nacional. Além do mais, é uma forma de homenagear também o Tribunal de Contas da Paraíba que, por meio dessa parceria, ajudou a difundir e valorizar em muito a cultura na nossa Capital ao longo de todo o ano de 2015”, comentou o maestro Laércio Diniz.

A programação 2016, explica ele, é composta de três séries de concertos que homenageiam, além de Clóvis Pereira, dois outros importantes compositores nordestinos: Alberto Nepomuceno e José Siqueira.


Todos terão executada, em cada concerto, ao menos uma peça representativa de seus repertórios. Entende o maestro que esta é “uma boa forma a estreitar o conhecimento mínimo do público sobre a obra de cada um desses grandes compositores”.

Para encerrar o programa inaugural do ano, o maestro Laércio Diniz garante que “a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa vai presentear o público com uma das respeitáveis obras do repertório clássico – a Sinfonia n.º 101 em ré maior, O relógio, de autoria do austríaco F. J. Haydn, considerado por muitos o criador da sinfonia”.
Do facebook do MPCEP