quarta-feira, 9 de março de 2016

PUNIÇÃO AOS PODEROSOS... E QUE NÃO CESSE



Sabe-se que desde o princípio da formação das sociedades, alguns dos detentores do poder em todos os âmbitos como social, político, religioso e econômico, tiveram tendências a corromper e a serem corrompidos. A inconformação com o ter, parece ter sido uma companheira constante na mentalidade de tantos poderosos. E a História tem registrado e mostrado milhares de fatos dessa natureza, acolhidos por quem já é bem sucedido. Parece que não tinham o quê ou a quem temer, como se estivessem fechados numa redoma instransponível. 

As fraudes contra o povo, e nunca foram poucas, atravessaram os séculos chegando aos momentos atuais, surpreendendo cada dia mais à grande classe de trabalhadores a quem se cobra tantos impostos e não se lhe devolve saúde, educação, segurança e tantos outros benefícios naturais ao desenvolvimento humano. Era preciso que um dia, alguém ou alguma instituição séria neste país, desse sinal de que estava acordado e ciente dos seus deveres de cidadania para tomar a si a responsabilidade de querer passar o Brasil a limpo, desde que se lhe tivesse caído no colo documentação capaz de lhe dar embasamento para descobrir uma verdadeira rede de corruptos e corrompidos, poderosos ou não. Aplicar-se-ia a partir daí a máxima popular de que “o pau que dá em Chico dá em Francisco.” 

É verdadeiramente surpreendente ter se escutado vozes de pretendentes à cessação de  ações investigativas de escândalos políticos e financeiros no Brasil – e por ai afora também acontecem reações semelhantes, isso não é um privilégio brasileio – enquanto em outros momentos se pronunciam contrários à frouxidão da lei brasileira que a seu ver protege bandidos sem gravatas concedendo-lhes benefícios legais. Não há ai um contrassenso quando se movimentam por amenizar certas investigações sobre corruptos e cumprimento de penas mais severas por parte de marginais mais pobres? Ué, dois pesos e duas medidas?

A punição ou condenação do representante da Odebrecht, anunciada amplamente pela imprensa nacional e internacional, de acordo com o que se apurou, foi justa e se precisa agora recuperar dele tudo aquilo que retirou do país através de desvios de dinheiro para o cumprimento do pagamento de tanta propina. E que todos os outros culpados, políticos ou não, continuem sendo investigados e punidos na mesma medida. Isso é o que a sociedade deve exigir nos lares e nas praças públicas.