sexta-feira, 5 de maio de 2017

GUARDAS HUMILHAM MORADOR DE RUA QUE IMPLORAVA PARA SER DEIXADO EM PAZ




Guardas civis da cidade de São Paulo foram flagrados agredindo e humilhando um morador de rua durante abordagem nas proximidades do Metrô Conceição, na Zona Sul, nesta quarta-feira (3).

O registro feito por um estudante que passava pelo local na hora mostra a ação dos três guardas que encurralam o morador de rua.

Um deles chega a passar a perna no rapaz, que cai no chão e pede aos GCMs que não levem seus pertences embora. Não leva meus bagulhos, não. Eu não tenho nada. Por favor”.

O morador de rua, que não foi identificado, implora, mas os guardas levaram cobertores e um colchão fino. Segundo o homem, era a única coisa que ele tinha na vida.

Em nota, a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana afirma que vai apurar a conduta dos agentes no procedimento, e que um deles será afastado. “Preliminar e temporariamente, o guarda envolvido diretamente na ocorrência será afastado das atividades operacionais.”

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania disse em nota que “a conduta dos guardas-civis metropolitanos envolvidos na abordagem do mencionado morados em situação de rua não condiz com a política e a orientação da Prefeitura de São Paulo, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. A Secretaria de Direitos Humanos irá acompanhar todo o processo investigativo.” Fonte: Pragmatismo Político.
           
OPINIÃO DO BLOG: Para você conhecer alguém realmente, dê-lhe uma oportunidade de vestir melhor ou de se achar autoridade. É o caso desses valentões da guarda municipal de São Paulo, que se achando importantes guardiões da sociedade, ou para mostrar serviço, entendem que devem agredir e ofender a pessoas muito humildes e que nada têm, conforme  imagem aqui registrada por reportagem do conceituadíssimo Portal  Pragmatismo Político.
            E ainda tomaram tudo o que o morador de rua não tem como está descrito na reportagem e, segundo um canal de TV ontem anunciava, quebraram-lhe também  o pulso durante a agressão.
            É no mínimo covarde e horripilante a ação de valentões como esses. Gostaria muito de vê-los ou sabê-los atuando com a mesma valentia contra marginais reais e poderosos da nossa sociedade. Teriam o mesmo empenho e a mesma valentia?
            Tenho me perguntado como mulheres e filhos desses atacantes de oprimidos sociais se sentem, assistindo aos vídeos expostos na imprensa geral do país.