sexta-feira, 5 de maio de 2017

FACHIN E CRITICADO POR MINISTROS DO STF APÓS DECISÃO SOBRE PALOCCI




O recurso sobre o pedido de habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci será tomada pelos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por decisão do relator da Lava Jato na Corte, ministro Edson Fachin.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, com isso, ele evitou que a votação ocorresse na Segunda Turma, da qual faz parte.

Nos últimos dias, o grupo determinou a soltura de presos pela força-tarefa, a exemplo do ex-ministro José Dirceu.

No entanto, a decisão irritou a maioria absoluta dos membros da Segunda Turma que, além de Fachin, conta com Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Para eles, de acordo com a coluna Painel, o relator deu provas de que não tem “calosidade” para ocupar a posição.

A defesa dos réus da Lava Jato também ajudou a acirrar os ânimos, dizendo que Fachin descredibilizou a Segunda Turma.

O gesto do relator de levar o caso ao plenário contou com o apoio de presidente do Supremo, Cármen Lúcia, o que também foi motivo de ironia por parte dos demais ministros.

O julgamento do habeas corpus de Palocci não tem previsão para ocorrer. Fonte: Notícias ao Minuto. 

OPINIÃO DO BLOG: A decepção com a votação ds ministros da Segunda Turma do STF em favor da soltura de José Dirceu, pensei que era apenas do povo brasileiro, que tem expressado isso em todos os recantos possíveis como imprensa falada e escrita. 
O posicionamento do ministro Edson Fachin, me parecendo legítimo, em não querer decidir sobre o habeas corpus impetrado em favor do Palocci, pelos seus advogados, deixa muito claro que se decepcionou também com o posicionamento da Segunda Turma em favor de Dirceu nos últimos dias e, assim, a Segunda Turma fica impedida de votar em benefício desse cidadão que já desistiu segundo a imprensa nacional, de fazer delação premiada conforme anunciara de viva voz ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, quando ouvido.
A soltura de Dirceu mudou muita coisa. Só não vê quem não quer.
Muitos daquela corte importantíssima também, nos momentos atuais para passar o país a limpo, podem até entender que são únicos em capacidade em inteligência. E ai, se surpreendem com o jeito manhoso e silencioso do relator Edson Fachin.