A multa de R$ 450 mil
inclui valores de horas extras e incentivos de vendas que não haviam sido pagos.
A Casas Bahia foi condenada a indenizar um funcionário por
danos morais. A multa de R$ 450 mil inclui, além da punição por ofensas,
valores de horas extras e incentivos de vendas que não haviam sido pagos.
A vítima, que não teve o nome revelado, possui uma patologia
lombar que causa um desvio na coluna, deixando a costela saliente. Por isso,
era chamado de "costela" ou "costelinha" com frequência
pelos colegas de trabalho, incluindo o gerente do estabelecimento, localizado
em São Paulo.
Na avaliação da 15ª Turma do TRT da 2ª Região, "o
tratamento dispensado ao reclamante era desrespeitoso, sobretudo devido à sua condição
física, sendo de conhecimento da Casas Bahia, na pessoa de seu gerente, que
também o tratava pelo termo acima referido".
Além disso, há acusações de que o funcionário era obrigado a
carregar itens pesados e fazer esforço físico, apesar de ter comunicado à
empresa sobre sua condição física e o impedimento para realizar tais
atividades.
A Via Varejo, administradora da Casas Bahia, informou que, com
base nas diretrizes e valores de seu Código de Conduta Ética, realiza
treinamentos e materiais de apoio, entre outras ações, que visam estabelecer a
ética e a transparência nas relações de trabalho. A empresa reafirma o
"respeito à dignidade e ao valor de cada pessoa". A companhia
preferiu não comentar o caso. Com informações do Estadão Conteúdo. Fonte:
Notícias ao Minuto.