sábado, 19 de agosto de 2017

O HISTORIADOR NA ATUALIDADE

Ao longo dos séculos, aquele que apenas colecionava detalhes e nuances de acontecimentos da vida de um povo ou da formação da cidade – construção da história –, passou a se especializar cada vez mais no seu estudo e qualificando seus conhecimentos, trazem-no ao público para informação e discussão. Não mede esforços e nem se poupa na apreciação das fontes produtoras do conhecimento e do processo histórico.

A figura grega de Heródoto, geógrafo e historiador, é tida como “Pai da História”, desde que relatou a invasão da Grécia pelos persas, no início do século V a.C.


A cada contato com ouvintes, a figura do historiador – o estudioso assumiu essa qualificação – está se fazendo muito presente no cotidiano da sociedade sedenta de conhecimentos e até muito participativa por vezes, na discussão dos fatos e seus efeitos sobre o povo.

A História é apaixonante e quem a escuta ou lê, não se limita no que diz respeito a tempo, se demora enquanto o cansaço não o domina, pois lhe vão surgindo novas versões e sobre essas desenvolve naturalmente observações críticas. Dá-se ai entre o historiador e o estudioso iniciante, um entrelaçamento, um encontro marcante.

Julgo que a figura do historiador, sem desconhecer os méritos de outros profissionais de ciências sociais, torna-se muito importante neste momento crucial porque passa o país, para oferecer análises das ações dos nossos agentes políticos, descobrindo nas entrelinhas do que digam ou escrevam, a verdade  a ser produzida sobre o povo sofrido e pasmo. É preciso descontruir o discurso que apresentam os políticos atuais e levar o seu resultado ao conhecimento público.

Se um povo sem história é dito sem memória, imagine-o sem a figura do historiador.


Parabéns aos historiadores pela sua data maior no dia de hoje.