sexta-feira, 16 de novembro de 2018

IDOSOS, RESPONSABILIDADE DE TODOS



De repente você se depara com uma faixa aberta ao público, numa rua de uma cidade, com os dizeres “DEIXE SEU IDOSO BEM CUIDADO CONOSCO E DESFRUTE DAS FESTAS NATALINAS”. Quase nem dá para acreditar no que os seus olhos estão lendo, não é não?
O idoso se transformou num simples objeto, que para não incomodar seus familiares na festa que comemora o nascimento de Jesus, deve ser deixado num abrigo ou numa casa de repouso, não importa o nome que lhe deem?
Tenho certeza de que esse “velho” a ser enjeitado, conforme convite da faixa aberta em avenida pública de Curitiba, patrocinou antes muitas festas no ano, para os mesmos familiares e amigos que agora podem lhe deixar “guardado”, até o final das festas natalinas deste ano. Quem tanto serviu à família, deixa agora de ser servido, porque está sendo encarado como um estorvo.
Esse anúncio não foi um ato de brincadeira, atirado contra o idoso, até porque teria sido de péssimo gosto e no mínimo imoral, desrespeitoso e escancaradamente ofensivo, se assim quisessem o considerar.
Que é isso gente, quem tanto deu de si pelos filhos e pela família, agora é considerado um peso morto? Se buscarem direitinho, esse peso que não querem carregar, por ele rezam todo dia para que não morra logo, porque o seu cartão de aposentadoria carrega o luxo de tantos.
Ainda bem que esse ato imoral e asqueroso não passou despercebido aos olhos de todos. Há poucos dias, o padre Reginaldo Manzotti viu a “propaganda” em forma de faixa e imediatamente a fotografou, exibiu na internet e denunciou com veemência numa cadeia de emissoras que cobre muitos Estados deste país.
Alguém teria que tomar a s,i a responsabilidade de se manifestar contrário, a esse tipo de ação desumana e mesquinha, entendendo porém, que havendo o convite como “PROMOÇÃO DE NATAL” e por “PREÇOS PROMOCIONAIS”, é porque certamente existe clientela. Meu Deus, em que mundo estamos vivendo!
Que a sociedade reaja a injustiças desse porte, cometidas contra os que não podem se defender, principalmente aqueles cujos cabelos embranqueceram e o vigor juvenil é hoje, apenas lembrança.
Fico feliz ao saber que a 1ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Idoso de Curitiba instaurou processo administrativo, para averiguar a situação.