sexta-feira, 22 de maio de 2020

MONUMENTO À SRª DA CONCEIÇÃO


O município de Conceição está localizado geograficamente no Alto Sertão Paraibano e tem aproximadamente 19.000 habitantes. É banhado pelo rio Piancó e se limita com o estado do Ceará, e na Paraíba com os municípios de Bonito de Santa Fé, São José de Caiana, Diamante, Ibiara, Santana de Mangueira e Santa Inês.
Quem visita atualmente a próspera e bem organizada, política e socialmente cidade de Conceição, se deleita apreciando a beleza arquitetônica da igreja matriz erigida a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. Tem a oportunidade ainda, de desfrutar da hospitalidade do povo conceiçãoense, segundo dizem, muito bons no exercício dessa qualidade. Não é pra menos em sendo paraibanos.
         Os primeiros habitantes da região foram os indígenas coremas e panatis, da tribo cariris. Futuramente seriam expulsos com a ocupação da terra por colonizadores. Alguns desses foram favorecidos com cessão de terras em sesmarias, desenvolvendo a atividade de criação de gado em fazendas, uma vez que a região se mostrava muito favorável a esse tipo de atividade.
O surgimento do povoado e de uma capela, se deu no século XIX sobre terras de João Rodrigues dos Santos e irmãos, descendentes de Nicolau Rodrigues dos Santos, primeiro proprietário da área conforme sua declaração sob Registro nº 811, de 4/7/1783, contida no Livro do Registro das Sesmarias, no Arquivo Público do Estado.

Fontes: Prefeitura Municipal de Conceição e
               ATLAS escolar da Paraíba.
Foto: colhida do arquivo fotográfico de Sinval Carvalho, exposta na

           página do seu Facebook.