domingo, 18 de maio de 2008

O CIRCO DA CULTURA

Há dois meses, servidores do SESI – Serviço Social da Indústria, aqui desenvolveram pesquisa indicadora da situação do povo no tocante a questões de Saúde, Higiene, Assistência Social, Cidadania, Cultura, Esportes, Lazer e Educação, após o que Guarabira seria contemplada com o Programa Ação Global de 12 a 17 de maio, graças aos 69 parceiros envolvidos voluntariamente nas mais diversas atividades.

As ações se desenvolveriam nos turnos manhã, tarde e noite e em vários locais da cidade, ao mesmo tempo, enquanto o último dia, se daria entre 08h00 e 17h00h, no SESC – Serviço Social do Comércio, vizinho ao Quartel do IV BPM e Estádio Municipal “Sílvio Porto”, onde a população seria beneficiada com a emissão de Carteira de Identidade (1ª via/maiores de 16 anos e 2ª via/maiores de 65 anos), Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, Cartão Cidadão, Seguro Desemprego e 2ª via de Registro de Nascimento.

Uma multidão lotou o SESC e as ruas adjacentes, nas quais ocorriam atividades culturais e de lazer. Mais de 1.000 voluntários estiveram a serviço da população, até o final dos trabalhos.

No âmbito da Cultura, de 12 a 16, um grande circo equipado com palco e arquibancadas, foi armado na Praça da Juventude, centro, onde pela manhã e tarde, foram oferecidos aos muitos inscritos previamente no prédio do SENAI, à mesma praça, Oficinas de Bijuterias em Sandálias, Pintura Livre, Violão, Grafite, Técnicas Circenses, Teatro e Expressão Corporal. Paralelamente, em áreas vizinhas, artistas plásticos, o Centro de Documentação “Cel. João Pimentel” e o CAPS/Saúde, expuseram pinturas, fotografias de Guarabira antiga, tapeçarias e artesanatos.

A Rádio Alternativa Esperança, ligada ao Juízo da Execução Penal, ali funcionou plenamente à orientação de detentos que dialogavam cortesmente com o público, enquanto exibiam slides e entrevistas diversas. Muitos estudantes e pessoas do povo afirmaram-se surpresos quando os souberam detentos, diante da educação com que se portaram perante todos. De um, se conheceu a vontade de regressar à sociedade quando afirmou categoricamente que se sentia “triste ter que voltar diariamente ao cemitério dos vivos”, para pernoitar. Que bom seria que todos conhecessem essas histórias e realidades, para entender que nem todos no presídio estão por serem maus, mas por força de circunstância.

Às 18h00, diariamente, uma banda de música ou marcial desfilava pelo centro da cidade, até se encaminhar definitivamente ao Circo da Cultura, onde palhaços já faziam a alegria dos presentes. Às 19h30, completamente tomado pelo público, o Circo era sacudido pelos gritos e aplausos, pois o espetáculo ia começar. Durante uma semana, ali se apresentaram grupos de danças, cantores, grupos musicais, bandinhas, cordelistas, cirandeiros, peças teatrais, representações de quadrilhas juninas, lapinhas, corais, bandas marciais infantis, grupos de capoeira, grupos de taekwond e trios de forró. Os artistas eram de ambos os sexos, adultos e infantis.



A presença diária e constante do Sesinho e da Garota Ação Global, animavam a criançada e os jovens paqueradores.



Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, SESC, Colégio Executivo, Colégio Nossa Senhora de Lourdes, AMECC, Academia Ritmo, SESI, Colégio Santo Antonio-GEO, Juízo de Execução Penal, AABB Comunidade e Grupo de Teatro Gênesis, somaram esforços e se juntando à Prefeitura e Secretaria de Cultura, realizaram uma semana da maior importância para o desenvolvimento sócio-cultural guarabirense. Todos ganharam, sem dúvida.

As atividades culturais se encerraram no sábado às 15h00, quando defronte do Quartel do IV BPM, se deu o Show de Calouros, onde 10 candidatos se apresentaram sob acompanhamento do maestro Juninho, componente do Grupo Galera do Arrocha: Hélio Costa, rapaz pobre do bairro de Santa Terezinha, foi o primeiro lugar, interpretando música de Flávio José, de quem é ardoroso fã. Estava terminada a semana da cultura em Guarabira.