Tudo pronto para a 15ª Romaria ao Santuário de Frei Damião, neste domingo, dia 14, originando-se no largo da catedral de Nossa Senhora da Luz, centro de Guarabira, com a participação efetiva do bispo Dom Francisco Lucena, párocos, diáconos e reitor do Santuário, padre Gaspar Rafael. Ontem à noite, o frei Fernando, fiel companheiro e secretário particular de Damião de Bozanno por cinquenta anos, acompanhando-o até os últimos minutos de vida, confirmava presença nessa grande festa do catolicismo regional. São aguardados 40 mil romeiros e turistas.
O povo alcançará o Santuário através do bairro Novo/Cruzeiro/Estações do Calvário, sendo assistido no percurso por técnicos em saúde do município, sob tendas instaladas no próprio Cruzeiro e ao lado da capela da Mãe Rainha, no pátio do Santuário. Na oportunidade, será realizada farta distribuição de água pótável. Ambulâncias da UNIMED, Corpo de Bombeiros e Prefeitura, estarão distribuídas em pontos estratégicos do itinerário dos romeiros, para o devido uso, caso seja necessário.
A prefeita Fátima Paulino, asfaltou no dia de ontem, sexta-feira, a rua Dr. Augusto de Almeida, principal rua de acesso ao Santuário, através do bairro Novo, desde o Mercado Público nº 02, no centro da cidade. Os veículos de grande porte terão acesso facilitado ao Santuário através da rodovia PB Guarabira/Pirpirituba/Torre da EMBRATEL, por ser esta uma via de menor inclinação.
A estátua de Damião, segunda maior do Brasil, construída no sítio Mata Limpa ao lado da Serra da Jurema (300 metros de altitude e pico culminante do nosso município), vem recebendo os últimos retoques para o seu devido embelezamento, por parte da nossa administração municipal, através das secretarias de Cultura e Turismo, Meio-Ambiente, Infraestrutura e Saúde.
Garantirão a ordem e a segurança pública dos romeiros e turistas, órgãos como a Polícia Militar (IV Batalhão), sob o comando do tenente-coronel Róbson Alencar, Corpo de Bombeiros sob o comando do major Ricardo Rodrigues, Polícia de Trânsito (P-5), sob a orientação do Capitão Orlando de Oliveira e seguranças particulares, esses garantidos pela edilidade.
No largo do Santuário, imenso palco devidamente sonorizado acolherá os sacerdotes que celebrarão a Santa Missa e darão a Bênção ao grande público e autoridades presentes.