sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL, ÍNDIOS E TROÇAS











Conforme programação definida para o carnaval deste ano em Guarabira, entendemos que é válida a insistência das autoridades constituídas em tentar voltar aos velhos tempos (a partir de 1973), em que a população descia ao centro da cidade para apreciar entusiasticamente o desfile aos domingos e terças-feiras das escolas de samba de Santa Terezinha, Rosário, Cordeiro e Nordeste, sem mencionar blocos e troças como Bloco dos Sujos (Juá), Índios Tupis sob a responsabilidade de Geraldo Fama e Terezinha de Otávio Paiva.

Com o passar do tempo, devido a escassez de investimentos, houve o retraimento dos carnavalescos, bateristas, puxadores de samba e sambistas, restando um silencio sepulcral nesses dias de Momo. Assim, quem mais ganhou foi a cidade de Baía da Traição para onde se dirigem muitas famílias guarabirenses proporcionando a evasão de divisas do nosso município.

Desde o dia 19 deste, a cidade começou a tomar novo aspecto com alguns desfiles prenunciando o carnaval que se inicia oficialmente no domingo, 22. Naquela quinta-feira, as ruas do centro da cidade foram tomadas por trio elétrico, cantores e pessoas do povo que se uniram para promover o CAPSFOLIA que sob a responsabilidade da doutora Penha Pontes apresentou a sua clientela muito aplaudida pelo povo em praça pública.











Na sexta-feira, 20, os Prisiacas do bairro do Juá, liderados pelo comerciante Neco Rato, esteve também dando a sua parcela de colaboração ao final da tarde. É um bloco que independe da ajuda dos poderes públicos e tem ocasionado sucesso a cada ano. Dele participam estudantes, empresários, comerciários, industriais, pessoas do povo, funcionários públicos, etc.

No domingo e terça-feira a cidade recebe a partir das 15 horas, o Folia Pele Vermelha (Stª. Terezinha), Piranhas da Bela Vista, Índios Tupi-Guarani (Primavera e Bela Vista) e As Virgens da Santa Terezinha que depois de passarem pela Dom Pedro II, encerrarão as suas apresentações no calçadão paralelo à praça João Pessoa. Nesse local devidamente ornamentado, um trio elétrico sob o comando da Banda Galera do Arrocha e Orquestra de Frevos do Maestro Beto começam a partir das 18h00 as suas apresentações musicais, alegrando os foliões guarabirenses até a terça-feira.

É um carnaval muito simples que tem a intenção de trazer a Guarabira e o povo, os velhos tempos do reinado de Momo alegre e festivo. Enquanto restar-nos forças, continuaremos tentando resgatar os nossos velhos carnavais que tanto davam vida à cidade e ao município como um todo. E, relembramos, a responsabilidade é de todos, principalmente dos pequenos empresários que aqui permanecem o ano inteiro.