sábado, 14 de fevereiro de 2009

DESTERRO DE LUTO

Político sertanejo José (Pité) Amorim, ex-Vereador, ex-Vice e ex-Prefeito de Destêrro-PB

O município sertanejo de Desterro, Paraíba, continua enlutado pela perda de um dos seus maiores líderes políticos, ocorrida em 4 deste mês, José Vieira de Amorim, popularmente conhecido por Pité. Homem muito simples, residiu toda a sua vida em Surubim, sítio da zona rural de Desterro, sendo a sua residência muito frequentada por importantes figuras da política paraibana como Joacil Pereira, Edvaldo Mota, Cel. Luis de Barros, Antonio Mariz e Pedro Moreno Gondim, recebidos pelo sorriso acolhedor de Benigna Amorim, sua esposa e fiel companheira. Pité sempre transmitiu confiança e calor humano aos que o procuravam.

José (Pité) Vieira de Amorim um dos maiores políticos de Destêrro, Sertão Paraibano

Em 1960, disputou uma cadeira para a Câmara Municipal, elegendo-se Vereador pela UDN -União Democrática Nacional, partido a que sempre estêve ligado, graças à sua ideologia de direita. Nesse período, foi eleito Presidente do Poder Legislativo, o que lhe causou imensa alegria, sem perda da humildade, uma das suas maiores características. Em 26 de outubro desse ano, assumiu interinamente a Prefeitura de Destêrro, por 54 dias (até 20/dezembro).

No pleito de 1964, José Amorim volta à vida pública, agora na qualidade de Vice-Prefeito de Paulo Dantas, com quem passou a administrar o município. Em 1º de março de 1968, foi conduzido ao cargo de Prefeito, por licença do titular, tendo o seu mandato ído até 31 de janeiro de 1969. Governou o seu povo por 11 meses.

Em 1972, nas eleições de 15 de novembro, retornou à Câmara como Vereador, cargo do qual se orgulhava por se saber representante legítimo do seu povo, principalmente daquele que residia nas proximidades do seu sítio Surubim. Em 1976, é reeleito e após a posse em 31 de janeiro de 1977, chega mais uma vez à Presidência do Poder Lesgilativo de Destêrro.

Chegada do corpo de Pité à cidade de Itapetim-PE, onde foi sepultado do Cemitério local

O sepultamento de Pité, um dos mais íntegros políticos de Destêrro, ao final da tarde de 05 deste mês, no cemitério de Itapetim-PE, cidade vizinha ao seu município, onde tem muitos familiares, dentre os quais o renomado poeta repentista Pedro Amorim (irmão) e Renato Amorim (filho). O seu entêrro foi muito concorrido por antigos correligionários e pessoas da atualidade que sabiam da sua honradez.