quarta-feira, 25 de março de 2009

76 ANOS DO GRUPO ANTENOR NAVARRO

Para falar da fundação e evolução da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, criada a 9 de março de 1933, pelo Decreto nº 369, nos fundamentamos na brilhante pesquisa elaborada pela professora Nébia Lucena, pertencente ao quadro daquela unidade educacional. O nome dessa instituição de ensino homenageia importante figura paraibana, falecida em 26 de abril de 1932, vítima de acidente aéreo na Bahia, quando investido no governo da Paraíba viajava ao Rio de Janeiro, capital do país, com a finalidade de angariar recursos para fazer frente à seca que a tudo assolava.

A escola, cujo prédio foi construído na gestão do prefeito José Tertuliano Ferreira de Melo (1932-35), teve em José Soares de Carvalho, seu primeiro diretor. Três anos depois de sua gestão, outros nomes dirigiram a escola como Mário Romero, Lourival Cavalcante, Gracina Luis de Souza (Didi), Ana Natália Ferreira de Melo (Anita Melo), Stelita Cunha, Jandira da Silva Araújo, Odete de Barros, Célia Galvão de Brito, Tertulina Batista de Moraes Silva (Kena), etc.

Hoje, 76 anos depois e funcionando no mesmo local de início à rua prefeito Manuel Lordão, continua servindo-nos sob a administração das professoras Maria Aurenice Rodrigues de Aquino e Maria de Fátima Morais da Silva, diretora e vice, escolhidas através de eleições no âmbito da escola. Tem 513 alunos, distribuídos pelo Pré-escolar, Fundamental do 1º ao 5º (diurno) e do 8º ao 9º anos (noite), Médio do 1º ao 3º anos, Educação Especial (recursos e especial a 14 anos de idade) e Programas Acelera e Jovens e Adultos (PEJA).

Parabéns à instituição, professores, servidores e alunado.